Local, que é referência em gerar competitividade para negócios ligados à bioeconomia, recepcionou empresários, estudantes e comunidade em geral
Com o objetivo de apresentar o funcionamento do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa) em Três Lagoas, o Sebrae/MS e o Ecossistema de Inovação Vale da Celulose, promoveram uma visita técnica ao espaço, na tarde dessa quinta-feira (11). As atividades desenvolvidas no ISI Biomassa dão suporte ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e aperfeiçoamento de técnicas para negócios voltados à bioeconomia.
A analista-técnica do Sebrae/MS, Caroline Canassa, explica que a visita teve o propósito de mostrar o potencial da cidade e tudo o que acontece dentro do ISI Biomassa, que é uma referência nacional voltada para material orgânico que possa ser transformado em energia.
“O objetivo é mostrar toda a estrutura do ISI Biomassa, especialmente para a comunidade conhecer o potencial e trabalho realizado pelo Instituto. Há muitas atividades sendo desenvolvidas aqui. Como, por exemplo disto, na época da pandemia de Covid-19, muitos testes foram realizados pelo ISI. Por isso, abrimos a visita para empresários, estudantes e professores. Para mostrar como a inovação nessa área acontece em Três Lagoas”, pontuou a analista.
O diretor do ISI Biomassa de Três Lagoas, João Gabriel Marini, esclarece que o ISI faz parte de uma rede do Instituto Senai de Inovação, com objetivo de auxiliar as empresas no desenvolvimento de pesquisa e inovação, focada na pesquisa aplicada. “Todos conhecem o Senai mais voltado à área de capacitação, mas o temos uma rede muito grande, também na área de inovação e tecnologia para prestar serviço à cadeia industrial e gerar valor”, detalha. “Atualmente, a unidade é responsável pela transformação da Biomassa de todos os níveis e no Brasil, o ISI é o único, dentro da rede Senai, que atua nessa linha de transformação do resíduo. Se alguém tem resíduo de origem animal, vegetal, que queira trabalhar, gerar valor para bioeconomia, pode procurar o Instituto, que estaremos prontos para auxiliar”, destacou Marini.
Troca de experiências
Durante a visita guiada, os participantes conheceram os projetos voltados à biomassa, laboratórios com equipamentos de última geração e puderam trocar experiências com especialistas e pesquisadores.
Houve uma apresentação sobre trabalhos e projetos realizados pelo ISI Biomassa, que atende demandas dos setores de papel e celulose, sucroenergético, biocombustíveis, biodiesel e químico. Na sequência, os visitantes puderam conhecer os equipamentos de ponta, entre eles, de análise de cromatografia gasosa e líquida, reatores de hidrólise a alta pressão e temperatura, construídos em liga especial para suportar condições severas, área de armazenamento de resíduos e equipamentos para análise térmica.
Para a gestora da UniCesumar de Três Lagoas, Marize Aparecida Leite Siqueira, a visita abre um leque de oportunidades para os alunos da instituição de ensino. “Não conhecia o Instituto e fiquei impactada com tudo o que é oferecido e realizado no local, com o trabalho feito nos laboratórios, e para nós, este dia representa uma porta aberta, já que temos os alunos de Biomedicina, Farmácia, dos cursos de engenharias, com uma possibilidade de estagiar no ISI Biomassa”, destacou.
Para o estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Três Lagoas, Gabriel de Andrade, o espaço o impressionou. “Até então, não conhecia o ISI e gostei muito de apreciar toda tecnologia envolvida na biomassa. Não tinha noção da dimensão da estrutura, dos procedimentos realizados. Saio da visita com uma visão ampla do trabalho prestado na sede”, comentou o estudante.
Já a aluna de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Gabriela Maia Nantes da Silva, declarou que o laboratório de Energia e Sustentabilidade no Instituto foi o ponto alto da visita para ela, que sempre teve o desejo de conhecer o ISI Biomassa.
“Esta é a área em que pretendo me especializar e trabalhar. Durante a visita, pude ver muitos maquinários que nem na teoria eu havia conhecido durante estudos. É interessante observar a multidisciplinaridade nos processos, que envolvem biologia, química, controle de automação que é a minha área, e conhecer tudo isso na prática, é uma nova perspectiva que motiva ainda mais a busca por conhecimento”, expressou a estudante.
Parceria
O Sebrae/MS mantém uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para viabilizar por meio da Agrotec, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – unidade Embrapii em Mato Grosso do Sul –, apoio às micro e pequenas empresas da bioeconomia, na criação de soluções tecnológicas que aumentem a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade dos produtos e serviços, propiciando que sustentabilidade e desenvolvimento caminhem juntos.
Para saber mais sobre as ações do Sebrae/MS e parceiros de fomento ao empreendedorismo e melhoria do ambiente de negócios acesse ms.sebrae.com.br ou ligue para o número 0800 570 0800.