Três Lagoas é destaque no cenário educacional de Mato Grosso do Sul, com seis de suas escolas municipais classificadas entre as dez primeiras colocadas no Prêmio Escola Destaque. A cerimônia de premiação, realizada em Campo Grande nesta quinta-feira, 11 de setembro, reconheceu 36 escolas em todo o estado pelos seus excelentes resultados na alfabetização, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de MS (SAEMS) e do Índice de Desenvolvimento de Aprendizagem de MS (IDAMS).
O município de Três Lagoas demonstrou sua força na educação ao emplacar 13 escolas municipais entre as premiadas, sendo seis delas no seleto grupo das dez primeiras. Ao todo, 550 escolas concorreram à premiação, que distribuiu R$ 80 mil para cada unidade escolar com os melhores desempenhos em alfabetização.
Conheça as dez primeiras escolas premiadas:
1. E.M. Indígena Francisco Farias – Aquidauana
2. EMEIEF Napoleão Batista Albuquerque – Angélica
3. E.M. Luiz Vaz de Camões – Angélica
4. E.M. Irene Linda Ziole Crivelli – Taquarussu
5. E.M. Elson Lot Rigo – Três Lagoas
6. Profª Maria de Lourdes Lopes – Três Lagoas
7. E.M. Olyntho Mancini – Três Lagoas
8. E.M. Prof. Odeir Antônio da Silva – Três Lagoas
9. E.M. Joaquim Marques de Souza – Três Lagoas
10. E.M. Presidente Médici – Três Lagoas
A secretária de Educação de Três Lagoas, Ângela Brito, ressaltou a seriedade do programa e o direcionamento dos recursos. “O dinheiro recebido pelas escolas é destinado diretamente para o programa de alfabetização, seguindo um plano de trabalho aprovado pela Secretaria de Estado de Educação. É um trabalho muito sério”, afirmou.

Ela também expressou otimismo para os próximos ciclos, com a meta de incluir novamente as sete escolas que não foram premiadas este ano por já terem sido reconhecidas anteriormente, visando ampliar o número de escolas premiadas para 20 no próximo ano. A secretária atribuiu essa conquista ao apoio da Gestão Municipal e do prefeito Dr. Cassiano Maia, que considera a educação um pilar fundamental para o desenvolvimento.
Cassiano Maia parabenizou todos os envolvidos pela conquista educacional. “Agradeço imensamente a SEMEC, todos os diretores, coordenação, professores, profissionais da educação e, especialmente, os estudantes, que tornaram essa vitória possível.”
PRÊMIO
O Prêmio Escola Destaque, instituído em 2023, reconhece e fomenta o desenvolvimento educacional, premiando escolas públicas com os melhores resultados em alfabetização. Para ser elegível, a escola deve ter no mínimo 10 alunos matriculados no 2º ano regular no momento da avaliação, garantir a participação de pelo menos 90% desses alunos e atingir a melhor média geral no Idams.