37.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Festival Mais Cultura da UFMS será realizado de 22 a 27 de setembro

Entre os dias 22 e 27 de setembro, o Festival Mais Cultura levará apresentações artísticas e culturais à comunidade universitária, de forma gratuita. A programação inclui dança, teatro, música, literatura, cinema e artes visuais na Cidade Universitária e nos câmpus.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, reforça que a cultura e arte impacta diferentes públicos. “A cultura e a arte formam pessoas inteiras. Elas ampliam repertório, fortalecem criatividade, empatia e pensamento crítico, competências essenciais para a vida acadêmica e para o trabalho. Na UFMS, a cultura melhora pertencimento, reduz evasão e cuida da saúde mental. Para a população, ativa economias criativas, valoriza memórias e ocupa o espaço público com encontro e conhecimento. Em resumo: arte é tecnologia social de baixo custo e alto impacto”, explica.

O palco principal será o Teatro Glauce Rocha, local emblemático para a cultura sul-mato-grossense há mais de 50 anos. A abertura do evento na segunda-feira, 22, a partir das 19h30, terá a Orquestra Indígena, com regência do maestro Eduardo Martinelli. O projeto social de ensino musical é desenvolvido desde 2016 pela Fundação Ueze Zahran, na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, localizada em Campo Grande, com a missão resgatar e preservar músicas do cancioneiro brasileiro, do Pantanal e das tradições indígenas. Neste ano, o grupo realizou uma série de concertos no Brasil, Portugal e Espanha.

Na terça-feira, 23, a programação terá duas atividades. Às 9h, o projeto Música Erudita nas escolas e Universidades, idealizado pelo músico Evandro Dotto com apoio da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, tem percorrido espaços públicos em diferentes municípios do Estado com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica. Às 19h30, sobem ao palco os artistas Ju Souc, Márcio Aves e Willian Ferreira para o show Ju Souc Trio, com canções autorais e uma manifestação artística engajada na luta contra a misoginia e na valorização da mulher no cenário cultural.

Na quarta-feira, 24, a Universidade promove o evento Pôr do Sol na Rampa, um encontro de cultura geek e urbana, com feira de arte e artesanato, música, dança e desfile de cosplay. A programação será das 16h30 às 20h, na Esplanada do Morenão.

Já na quinta-feira, 25, a partir das 17h, será promovido um desfile de moda autoral, em frente ao Teatro Glauce Rocha. Às 19h30, será a vez da Mostra de Dança do Festival Mais Cultura, com participação do projeto Som e Vida, Comercial Class, Cia Perspectiva e Pantanal em Dança.

A sexta-feira será marcada pela literatura. Durante à tarde, o Teatro Glauce Rocha recebe uma exposição de poesia do projeto de extensão Oficinas Letrarte: prática pedagógica com a língua portuguesa e as artes visuais, desenvolvido na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). Às 19h30, será realizado o espetáculo Vozes da Ópera.

Já no sábado, 27, o destaque será para o teatro. O projeto de extensão Cia teatral Ato Histórico: cultura e educação em movimento apresenta o espetáculo de comédia grega Lisístrata: uma luta feminina pela paz no mesmo palco onde já subiram grandes personalidades como Milton Gonçalves, Dercy Gonçalves, Paulo Autran, Joana Fomm, Chico Anysio e Marília Pêra. A peça do Câmpus da UFMS de Três Lagoas tem apoio da Política Nacional Adir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Programação

Além das atrações no Teatro Glauce Rocha, o Festival Mais Cultura terá oficinas, palestras, apresentações culturais, aulas abertas da Escola de Música e da Escola de Dança, concerto, workshop, exposição, atividades do Cineclube do curso de Audiovisual da Faalc, gravação das canções finalistas do Festival Universitário da Canção (FUC) UFMS, trilha de observação de aves e a Feira Capivara, destinada para a divulgação de trabalhos dos estudantes de Artes Visuais da Faalc. As atividades serão realizadas em diversos espaços com intuito de valorizar os diferentes equipamentos culturais da Universidade, como a Concha Acústica; os auditórios Prof. Luís Felipe de Oliveira, Marçal de Souza Tupã-Y e Arquiteto Jurandir S. Nogueira; os laboratórios de Desenho 1 e de Educação Musical, da Faalc, e de Dança, da Faculdade de Educação, etc.

Em 2025, o Mais Cultura foi ampliado para os câmpus, com o fortalecimento de parcerias. “Este ano, o Festival está ainda mais descentralizado: programação em vários câmpus, com curadoria compartilhada. Teremos Palco Aberto 2.0; eixos temáticos que cruzam diversidade, acessibilidade, patrimônio e cultura digital; e oficinas com certificação de extensão”, explica a pró-reitora.

“Quero convidar cada pessoa a viver o Festival. Dança, teatro, música, literatura, artes visuais e cinema, tudo gratuito e acessível. Traga a família, a escola, os amigos. Venha aprender, se emocionar e criar com a gente. Festival Mais Cultura é encontro, é território, é futuro”, convida Lia.

A participação é gratuita e aberta ao público. Os interessados devem reservar o ingresso na página do evento.

Mais informações em: https://www.ufms.br/festival-mais-cultura-de-2025-sera-realizado-de-22-a-27-de-setembro/

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.