Entre os dias 17 de junho e 14 de setembro, a Polícia Federal coordenou o desenvolvimento da Operação ACERO II da Ameripol em todo o Estado do Mato Grosso do Sul.
A ação teve como foco o rastreamento internacional de veículos com registro de furto e roubo, além da repressão ao contrabando, descaminho e tráfico de drogas e armas.
A operação contou com o apoio de forças nacionais e internacionais, incluindo Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícia Civil e Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e Guarda Civil Municipal de Corumbá, além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do estado (FICCO/MS) e a Polícia Boliviana.
As atividades, desenvolvidas com base em dados de inteligência coletados em fase prévia à deflagração da operação, incluíram barreiras móveis, patrulhamento, uso de drones, cães farejadores e ações de investigação voltadas à repressão do crime organizado na região, em especial nas áreas de fronteira.
Como resultado, foram localizados para posterior repatriação dezenas de veículos de propriedade brasileira na Bolívia, bem como realizada a apreensão de mais de uma tonelada de drogas, armas e produtos de contrabando e descaminho, levando à prisão de mais de 150 pessoas envolvidas, inclusive 3 foragidos internacionais buscados pela INTERPOL.