Diante de mais de 80 mil pessoas no Mâs Monumental, o Palmeiras venceu o River Plate por 2 a 1 na noite desta última quarta-feira (17) e abriu vantagem no confronto de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores. Gustavo Gómez e Vitor Roque marcaram para o Alviverde, enquanto Martínez Quarta descontou para os Millonários.
Com o triunfo conquistado na Argentina, o Palmeiras precisa de um simples empate no jogo de volta, na próxima quarta-feira (24/9), para avançar às semifinais. Caso perca por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Se o River vencer por dois ou mais gols, a vaga fica com a equipe argentina. O adversário de Palmeiras ou River Plate sairá do confronto entre LDU e São Paulo, que fazem o confronto de ida nesta quinta-feira (18), em Quito, no Equador.
Com a novidade de Andreas Pereira no time titular pela primeira vez desde sua chegada, o Palmeiras fez um primeiro tempo de almanaque, não deixando a equipe argentina se criar em nenhum momento. Com apenas cinco minutos, Andreas cobrou escanteio perfeito para Gustavo Gómez, livre de marcação, cabecear firme e abrir o placar para o Alviverde.
A imposição palmeirense seguiu durante toda a primeira etapa, com o segundo gol amadurecendo a cada boa chance criada. Em uma dessas chances, Flaco López encontrou Vitor Roque na área, que com um simples toque rasteiro, matou o goleiro Armani e ampliou o marcador para o time brasileiro.
Na metade final, o River voltou mais ofensivo, fazendo com que o Palmeiras passasse a atuar de forma mais recuada. Com o goleiro Wéverton inseguro nas saídas de gol, os argentinos passaram a investir em cruzamentos na área. Em um desses levantamentos, o goleiro Alviverde saiu para socar a bola, mas acabou acertando Montiel com o joelho. O VAR chegou a assinalar o pênalti, mas marcou um impedimento anterior à infração.
Aos 43, o River Plate finalmente chegou ao seu gol. Após quase um minuto trocando passes, o zagueiro Martínez Quarta recebeu na entrada da área com espaço e arriscou o chute. A bola desviou em Emiliano Martínez e tirou qualquer chance de defesa do goleiro Wéverton.
Após o gol, os Millonários partiram para o ataque buscando o empate a qualquer custo. Na melhor chance, Borja finalizou com desvio e a bola passou a centímetros do gol brasileiro. A pressão do River seguiu, mas não foi o suficiente para evitar a grande vitória do Verdão por 2 a 1, deixando os brasileiros a um passo da semifinal da Libertadores.
(*) Rafael de Souza