Cardápios originais e ambientes temáticos são dicas do Sebrae para alcançar clientes
Muito mais do que uma simples bebida, o café faz parte da cultura dos brasileiros e está presente na maioria dos lares do país. Nesse contexto, o segmento das cafeterias vem se destacando pelo potencial de atração junto aos consumidores. De acordo com um estudo realizado em 2023 pela Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), 51% dos entrevistados afirmaram frequentar esses estabelecimentos em busca da bebida.
Entre os apreciadores, uma pesquisa do Sebrae mostra a divisão entre os que consomem cafés especiais e os chamados Coffee Lovers – consumidores que não buscam apenas o café, mas também ambientes diferenciados, conceito e experiência. Para atender esse perfil, surgem cafeterias com proposta temática e internacional, já presentes em Campo Grande, que oferecem cardápio e ambientação voltados a proporcionar vivências imersivas aos clientes.
Esse é o caso da Canteen Central Café, criada em 2024 com a proposta de proporcionar uma imersão na cultura culinária dos Estados Unidos, por meio do cardápio diversificado e ambiente inspirado nas clássicas lanchonetes daquele país. “Servimos tudo com a proposta de comida norte-americana, como panquecas, ovos com bacon, sanduíches, e bebidas também com cafés, cappuccinos e bebidas geladas”, conta Fabianny Sanches, sócia-proprietária da Canteen.
A Canteen Central Café foi um negócio que se originou de um empreendimento já existente de Fabianny e de seu sócio e esposo, Afonso Ferreira, focado na produção de donuts, um doce criado na América do Norte. “Tínhamos uma loja de donuts, a Spring Donuts, que funcionou por sete anos sozinha até abrirmos a Canteen Central. Atualmente, nós mantemos a marca de donuts aqui dentro da Canteen, mas funcionando como uma empresa independente”, explica.
A ideia de segmentar o negócio permitiu que a cafeteria se aproximasse dos clientes e conseguisse idealizá-los através da identificação deles com o ambiente. “A relação com os nossos clientes é excelente, eles gostam muito de estar aqui e indicam muito para outras pessoas. Grande parte dos clientes fixos são pessoas que já vivenciaram essa experiência fora, muitos até moraram fora e acham legal ter um pedacinho dos Estados Unidos aqui em Campo Grande”, afirma Fabianny.
Atualmente, o estabelecimento expandiu o cardápio e serve também pratos especiais que vão desde o café da manhã até o jantar, carregando a culinária tradicional dos Estados Unidos aliada a receitas típicas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. “O Sebrae nos ajudou em coisas que consideramos básicas do dia a dia, mas que perdíamos no meio da operação. As consultorias e os consultores que atenderam ajudaram muito nessa questão de nos orientar para uma melhor direção”, finaliza Fabianny.
Aimez-vous le café?
Especializada na culinária da França, país conhecido pela sua gastronomia, a cafeteria Le Verger Café e Bistrô tem cardápio temático e toda a estrutura do seu espaço inspirada na arquitetura francesa. O chefe de cozinha e um dos proprietários da cafeteria, Edu Rejala, afirma que a inspiração para abrir o empreendimento veio da grande representatividade em cafés, doces e bistrôs daquele país.
Ampliar o cardápio também foi uma das estratégias utilizadas pela cafeteria para expandir o negócio. “Com foco na cozinha francesa, pude explorar sabores sem interferir nas demais cozinhas. Consigo explorar um prato de carne ou peixe inspirado na clássica gastronomia francesa, e os nossos clientes do Jardim Central (onde a cafeteria está localizada) encontraram no Le Verger um espaço agradável, amplo, com preço justo em um menu completo, desde um café selecionado, almoço executivo, sobremesa, opções de lanches da tarde ou jantar”, aponta o chefe de cozinha.
Seguindo uma tendência presente nas grandes cafeterias, a Allegra Café, criada em 2022, apostou também na experiência imersiva como forma de conquistar clientes. Unindo não apenas a culinária brasileira regional e indígena, a cafeteria optou por um cardápio que também focasse em outros países, como os Estados Unidos e a França.
A presença de tantas culturas dentro do estabelecimento surgiu de uma demanda que os próprios clientes trouxeram, como conta uma das proprietárias da cafeteria, Gabriela Neves. “A diversidade em culturas de outros países na nossa cafeteria vem pela demanda do nosso cliente, o que eles realmente vêm buscando no momento e o que é tendência no mercado”, explica Gabriela.
Dicas para o seu negócio
As cafeterias com temática internacional promovem uma experiência sensorial e cultural que conecta gastronomia, turismo e comportamento, como explica o analista-técnico do Sebrae/MS, Yago Perez. “O conceito de food experience nesse contexto é o elo condutor da vivência do cliente, que busca descobertas, acolhimento e memória afetiva através da comida, do ambiente e do serviço”, explica.
Ao pensar em um negócio deste tipo, os empreendedores devem considerar alguns aspectos, como por exemplo: a apresentação de um cardápio autoral com a identidade do país, um preço alinhado com um posicionamento premium que se mantenha acessível para atrair os clientes, além de promoções, programas de fidelidade e eventos temáticos.
“Uma boa recomendação para abertura de um negócio nesse ramo é buscar por regiões com fluxo de pessoas, locais turísticos, concentração de empresas, bairros com maior poder aquisitivo e estilo de vida relacionado. Manter um bom atendimento continua sendo um diferencial competitivo, entendendo o comportamento do cliente e aplicação do conceito ao ambiente e proposta cultural”, conclui o especialista.
Para mais dicas, os interessados podem acessar a plataforma Sebrae Gastronomia. Outras informações sobre o Sebrae/MS podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou no site: ms.sebrae.com.br.