O cartão vermelho recebido pelo atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, durante vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes pela partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores, foi anulado pela Conmebol.
Na tarde desta sexta-feira (19), o Flamengo foi notificado pela entidade que o jogador não está suspenso do jogo de volta da próxima semana, em La Plata.
A anulação se deu após o clube carioca recorrer oficialmente à Conmebol pela anulação da punição concedida pelo árbitro Andres Rojas.
Veja a nota de repúdio:
“O Clube de Regatas do Flamengo vem a público comunicar que tomará providências junto à CONMEBOL sobre a atuação da arbitragem na partida contra o Estudiantes de La Plata, disputada nesta quinta-feira, pela CONMEBOL Libertadores. O que se viu em campo, protagonizado pelo árbitro colombiano Andres Rojas, foi um desfile de equívocos e decisões que extrapolaram o limite do erro humano, deixando evidente uma condução tendenciosa, com tratamento diferenciado para as duas equipes, comprometendo diretamente o resultado esportivo e a credibilidade da competição.
As imagens da partida são claras e incontestáveis ao revelar a imensidade dos erros cometidos. Faltas invertidas e cartões amarelos aplicados de maneira desproporcional contra o Flamengo revelam o desequilíbrio das decisões do árbitro em favor do time visitante. Houve um pênalti cometido em toque de mão intencional do defensor na disputa de bola com Luiz Araújo, e a posterior expulsão do Gonzalo Plata, punido com o segundo cartão amarelo em lance no qual é ele quem sofre a falta. A validação de um gol irregular do Estudiantes, marcado após toque no braço aberto do atacante, que expandiu sua área para além do movimento natural assumindo o risco, torna tudo ainda mais grave. Situações como estas não podem ser tratadas como simples falhas, mas sim como um ataque direto à integridade do torneio”.
O Flamengo também soltou uma nota oficial após a anulação da expulsão. Veja:
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que a CONMEBOL, por meio de ofício enviado no início da tarde desta sexta-feira (19), retirou a punição aplicada ao atacante Gonzalo Plata em decorrência do segundo cartão amarelo, e consequente expulsão, recebido na partida contra o Estudiantes, realizada na última quinta-feira (18), pela CONMEBOL Libertadores.
Com a medida, o atleta encontra-se apto para atuar normalmente no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), na Argentina”.
Na manhã desta sexta-feira (19), a Conmebol já havia admitido o erro em vídeo divulgado pela própria entidade. Anteriormente, o Flamengo recebeu um ofício comunicando a suspensão do jogador para o jogo de volta, além de multa de US$ 500 (R$ 2.600) para o clube por cada jogador que levou cartão amarelo: Bruno Henrique, Samuel Lino e Saúl. Foi essa suspensão que foi revertida.
Com a decisão da Conmebol, Plata está liberado para atuar na partida de volta da próxima quinta-feira (25), em La Plata. Inicialmente, o equatoriano cumpriria suspensão automática, sendo desfalque importante para a equipe Rubro-negra. Na atual temporada, Plata jogou 34 vezes, tendo 4 gols e 9 assistências.
(*) Rafael de Souza