34.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Audiência pública do vereador Fernando Jurado reforça a importância da prevenção ao suicídio em Três Lagoas

Evento contou com cinco palestras, depoimentos emocionantes e anunciou projeto de lei para fortalecimento da rede de atenção psicossocial no município

Na noite da última quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Três Lagoas recebeu a audiência pública proposta pelo vereador Fernando Jurado em alusão ao Setembro Amarelo, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O encontro reuniu autoridades, profissionais da saúde, lideranças comunitárias e cidadãos para debater, de forma leve e acolhedora, um tema sensível e urgente: a valorização da vida.

A abertura foi feita pelo vereador, que agradeceu a presença de todos e reforçou o objetivo do encontro: “Espero que ao final da audiência pública, as pessoas retornem para seus lares e rotina transformados. Esse não é um debate sobre burocracia, mas sobre emoções, acolhimento e empatia”, destacou Jurado.

Palestras e depoimentos

O ciclo de palestras foi aberto pela educadora em saúde Paula Souza, que trouxe dados sobre o suicídio no mundo e destacou a importância de refletir sobre a vida e manter uma escuta respeitosa. Na sequência, a técnica de enfermagem Elida Rosa Galvão de Paula emocionou o público ao compartilhar o relato do suicídio de seu filho, reforçando a importância do apoio e do acolhimento diante da dor.

O evento também contou com a participação de Jorge Fachini, do projeto Proteção SEST SENAT, que abordou o combate à exploração sexual infantil; do médico psiquiatra Eder Caloi, que apresentou o funcionamento do CAPS Infanto-Juvenil e os desafios do desenvolvimento socioemocional; e do psicoterapeuta Igor Queiroz Paez, que trouxe dados alarmantes sobre o suicídio e destacou a importância da escuta ativa e da empatia no enfrentamento do problema.

Encerrando as apresentações, a psicanalista Raquel Santos relatou experiências pessoais, reforçou a necessidade do acolhimento e relembrou a origem do Setembro Amarelo, simbolizado pelo laço amarelo em memória do jovem americano Mike Emme.

Projeto de Lei

Durante a audiência, o vereador Fernando Jurado anunciou que apresentará em breve um Projeto de Lei voltado ao fortalecimento da rede de atenção psicossocial em Três Lagoas. Entre as medidas previstas estão:

  • Ampliação de ações de prevenção ao suicídio e automutilação;
  • Parcerias para inserção social e profissional de usuários da rede;
  • Capacitação continuada e humanizada para profissionais de saúde mental;
  • Implantação de um CAPS 24h no município;
  • Disponibilização de psiquiatras em tempo integral nos CAPS, UPA e hospitais;
  • Criação de leitos psiquiátricos em hospitais públicos e privados.

“Conto com o apoio de cada um para debatermos esse tema e entregarmos um projeto que nos ajude a transformar vidas, cuidando da saúde mental dos três-lagoenses”, reforçou o vereador.

Setembro Amarelo

A audiência pública fez parte da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Segundo dados apresentados, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, sendo cerca de 14 mil no Brasil, o equivalente a uma morte a cada 40 minutos.

Serviço

Se você ou alguém que conhece precisa de ajuda, procure apoio. O CVV – Centro de Valorização da Vida oferece atendimento gratuito e sigiloso pelo número 188 ou pelo site www.cvv.org.br

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.