O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, foi homenageado na Sessão Solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) com o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Amigo do Transplante”, reconhecimento instituído pela Resolução 32/2019 e entregue a profissionais e instituições que se destacam no incentivo à doação de órgãos e tecidos no Estado. A diretora-geral do hospital, Letícia Carneiro, recebeu a honraria representando a instituição. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A cerimônia, realizada na última semana no Plenário Deputado Júlio Maia, integrou a programação da Semana Estadual de Conscientização e Doação de Órgãos e Tecidos, em parceria com a Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul (CET-MS) e a Associação Fratello. O evento reuniu autoridades, representantes da saúde, familiares de doadores e homenageados.
Desde maio deste ano, o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé passou a realizar procedimentos de captação de órgãos por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), criada em 2023. Até o momento, já foram quatro captações realizadas que oportunizaram o transplante de 6 córneas, 6 rins e 3 fígados beneficiaram pacientes de Campo Grande, Brasília e Porto Alegre, reforçando o papel do hospital como referência em solidariedade e vida.
A CIHDOTT é responsável por identificar potenciais doadores, acolher famílias, notificar a Central de Transplantes, além de padronizar protocolos que garantem agilidade, ética e segurança ao processo. Também promove ações educativas junto às equipes de saúde, ampliando a conscientização sobre a importância da doação de órgãos.
Durante a solenidade, a diretora-geral Letícia Carneiro destacou o compromisso do hospital com a vida e a relevância do reconhecimento recebido:
“Esse diploma é motivo de orgulho para todos nós. Ele simboliza a dedicação da equipe e das famílias que disseram ‘sim’ à doação. Cada órgão captado representa esperança para quem espera por um transplante. Nosso papel é acolher, informar e garantir que esse processo aconteça de forma ética e humana. Essa conquista reforça o compromisso do Hospital Regional da Costa Leste em salvar vidas e fazer a diferença no Mato Grosso do Sul.”
Idealizador da iniciativa, o deputado e 1º vice-presidente do Parlamento, Renato Câmara, destacou a importância de reconhecer profissionais e instituições que atuam pela doação de órgãos, lembrando que Mato Grosso do Sul já é referência nacional, ocupando o 4º lugar em transplantes de fígado. O parlamentar ressaltou também que a conscientização é fundamental para superar barreiras e ampliar o número de doações.
A coordenadora da CET-MS, Claire Carmen Miozzo, frisou que o diálogo familiar sobre a doação de órgãos e destacou as ações do “Setembro Verde” para estimular essa conscientização. Ela lembrou que a autorização depende exclusivamente da família do doador. No entanto, apontou como principal desafio a alta taxa de recusa familiar, que chega a 60% em Mato Grosso do Sul, o que significa que seis em cada dez famílias dizem não à doação. Reduzir esse índice, segundo ela, é essencial para ampliar o número de vidas salvas.