31.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 14 de outubro de 2025

Caixa Econômica anuncia que 128 agências vão fechar e quem depende das agências entra em desespero

Em uma decisão que marca uma significativa transição para a digitalização, a Caixa Econômica Federal revelou planos para encerrar as atividades de 128 agências em território nacional. Este anúncio faz parte de um esforço maior para adaptar-se às novas demandas do mercado e reduzir gastos operacionais.

A notícia abalou alguns moradores de Três Lagoas e região, que dependem das agências para sacar os benefícios do governo federal, como o Bolsa Família, auxílio-gás e FGTS.

A mudança vem como resposta ao aumento no uso dos serviços online por parte dos consumidores, um fenômeno que ganhou força durante a pandemia da COVID-19 e continua a crescer. A Caixa reporta que mais de 80% das operações já são realizadas mediante plataformas digitais, como o aplicativo do banco e o site oficial.

Mas muitas pessoas da região não têm internet, sequer celular. Pessoas que moram em área rural costumam ir pessoalmente às agências. Pessoas mais idosas e sem muita formação tecnológica não têm nem PIX ou sabem realizar transferências. Muitas costumam ir a pé, sacar dinheiro ou realizar outros serviços.

A Caixa Econômica foi criada em 1861, por Dom Pedro II, com o propósito de incentivar a poupança para os mais pobres, incluindo pessoas escravizadas, que a usavam para juntar dinheiro e comprar a própria alforria. A instituição permitiu depósitos para escravos antes mesmo da abolição, sendo uma alternativa mais segura do que guardar o dinheiro em casas ou com os senhores.

Moradores analfabetos que residem sozinhos em suas residências estão com medo do futuro tecnológico, totalmente desconhecido para eles. Pessoas analfabetas e outras que não fazem uso de aplicativos no celular reclamam e temem que as agências próximas às suas casas sejam fechadas.

Por que a Caixa está fechando tantas agências?

A principal razão para o fechamento das unidades está intimamente ligada ao avanço tecnológico e à mudança nos hábitos dos clientes. As facilidades oferecidas pelos serviços digitais, que permitem aos usuários efetuar transações financeiras de qualquer lugar e a qualquer hora, reduziram drasticamente a necessidade de visitas às agências físicas.

Como os serviços online estão substituindo as agências físicas?

O banco tem investido pesadamente na melhoria de sua infraestrutura digital. O aplicativo da Caixa, disponível tanto para Android quanto para iOS, é um exemplo, possibilitando uma vasta gama de operações como consultas de saldo, transferências bancárias, pagamento de contas e até mesmo recargas de celular.

Impactos do fechamento para os clientes e funcionários

A Caixa assegura que o fechamento das agências não acarretará perda de acessibilidade aos serviços para os clientes. Todas as funções e operações antes realizadas fisicamente poderão ser feitas digitalmente ou através de caixas eletrônicos, que continuarão operando normalmente.

Quanto aos empregados das agências que serão fechadas, a Caixa informa que não haverá demissões. Estes funcionários serão realocados para outras unidades ou absorvidos pelo crescente segmento de atendimento digital do banco, de acordo com suas aptidões e preferências.

Este é um claro exemplo de como as instituições financeiras estão se adaptando à era digital, priorizando a eficiência, a conveniência do usuário e a sustentabilidade operacional.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.