38.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Projeto “Elas ao Cello” se apresenta nesta quinta em Brasilândia

A música erudita vai ecoar no coração de Brasilândia nesta quinta-feira (2), com a apresentação do projeto “Elas ao Cello”, um sexteto de violoncelos formado exclusivamente por mulheres. O concerto será às 19h30, no auditório Ramez Tebet, na praça Santa Maria, a entrada é gratuita e haverá intérprete de libras e monitor de acessibilidade.

Idealizado pela violoncelista e produtora Mara Martins, o projeto une qualidade artística e representatividade feminina. “A música de concerto, historicamente, sempre teve uma presença masculina predominante, e nosso projeto vem para mostrar que as mulheres também têm protagonismo, força e sensibilidade artística nesse espaço. Estar juntas no palco não é apenas sobre tocar o violoncelo, mas sobre criar um espaço de inclusão de mulheres e inspiração para que futuras gerações acreditem que também é possível ocupar esse lugar”, afirma Mara.

Para a diretora de cultura do município, Jhenifer Ragnaroni Noronha Alves, receber o sexteto em Brasilândia é um marco cultural. “No interior nem sempre temos acesso a esse tipo de programação, então é uma chance única de mostrar que nossa cidade também pode viver grandes experiências culturais. Além disso, o projeto valoriza o protagonismo feminino na música, o que inspira e fortalece ainda mais nossa comunidade”.

Ela ressalta que o concerto tem um impacto simbólico ainda maior para a cidade. “Hoje, nossa cidade é gerida por uma mulher, a prefeita, e isso já mostra o quanto a presença feminina vem ganhando força. Eventos como esse reforçam essa visibilidade e dão ainda mais autoridade às mulheres, mostrando para meninas e jovens que elas também podem ocupar qualquer espaço. Historicamente, a música erudita e os cargos de poder eram territórios quase exclusivos dos homens, mas o cenário está mudando, e poder assistir mulheres protagonizando no palco inspira toda a comunidade e ajuda a transformar mentalidades”.

A turnê teve início na noite desta quarta-feira (1º de outubro) em Nova Andradina, com casa cheia. Cerca de 260 pessoas lotaram o Centro de Convenções Municipal da cidade e se encantaram com o concerto que durou pouco mais de uma hora. Após Brasilândia, as violoncelistas seguem para Três Lagoas na sexta-feira (3) e Inocência no sábado (4).

Além de Mara Martins, também sobem ao palco as violoncelistas Adriana Holtz, Gláucia Marques, Milena Gregório, Ketlyn Mayara e Mônica Picaço. O projeto é realizado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal, através do MinC (Ministério da Cultura), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Serviço – Projeto Elas ao Cello

  • 02/10 (quinta-feira), 19h30 – Brasilândia, no auditório Ramez Tebet, que fica na praça Santa Maria, s/nº, Centro;
  • 03/10 (sexta-feira), 20h – Três Lagoas, no auditório da UFMS, Campus II, localizado na Av. Ranulpho Marques Leal, 3484;
  • 04/10 (sábado), 19h30 – Inocência, no Centro Cultural Lázara Lessonier, que fica na Av. Juracy Luís de Castro, s/n, Centro.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.