Diante dos recentes casos registrados em nível nacional de bebidas falsificadas ou adulteradas com metanol, a Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um alerta à população e ao comércio de Três Lagoas. Embora o município não tenha registrado nenhum caso de intoxicação, a medida busca reforçar a prevenção e garantir a segurança dos consumidores.
O metanol é uma substância altamente tóxica que, mesmo em pequenas quantidades, pode causar graves danos à saúde, como cegueira, insuficiência renal e até a morte.
Para evitar que ocorrências semelhantes cheguem à cidade, as equipes da VISA estão intensificando as ações de fiscalização, com foco em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.
Segundo o órgão, as inspeções podem resultar em interdição parcial ou total dos estabelecimentos, conforme previsto no Código de Posturas Municipal (Lei nº 699/1985) e no Código Sanitário do Estado de Mato Grosso do Sul (Lei nº 1.293/1992).
“É importante ressaltar que, até o momento, Três Lagoas não registrou nenhum caso suspeito de intoxicação por metanol. Estamos nos antecipando para manter esse cenário de segurança”, destacou a coordenadora da VISA, Elaine Prudêncio.
ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO
A VISA orienta ainda que bebidas alcoólicas devem ser adquiridas apenas em estabelecimentos legalizados, com rótulos e lacres de segurança intactos e que se deve evitar consumir produtos de origem desconhecida, especialmente aqueles vendidos a granel ou sem identificação. “Desconfie de preços muito abaixo do mercado, lacres danificados ou rótulos de baixa qualidade”, ressaltou Prudêncio.
SINAIS E SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO POR METANOL
A intoxicação por metanol é grave e requer atenção médica imediata. Os sintomas podem surgir até 6 horas após a ingestão e incluem: dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, dor abdominal, tontura e fraqueza, visão turva ou perda da visão. Além disso, o quando pode evoluir para cegueira, dificuldade para respirar, confusão mental e sonolência, convulsões e perda de consciência em casos mais graves.
ORIENTAÇÕES AOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
O setor sempre orienta que os estabelecimentos adquirirem produtos, em especial bebidas alcoólicas, apenas de fornecedores legalizados, com documentação fiscal em dia e armazenar corretamente os produtos, respeitando as normas de higiene e segurança alimentar.
Outro ponto importante é que seja interrompida imediatamente a venda de qualquer produto suspeito e comunicar a Vigilância Sanitária e sempre manter as notas fiscais e embalagens originais como comprovação da origem e qualidade dos produtos.
DENÚNCIA
Em caso de suspeita de adulterações, o contato da Vigilância Sanitária é o (67) 99142-3122.