35.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Projeto “Elas ao Cello” chega a Três Lagoas nesta sexta com dois concertos

Primeira apresentação é para as crianças e adolescentes do CRASE Coração de Mãe e a noite haverá uma aberta ao público na UFMS

Nesta sexta-feira (3) o sexteto Elas ao Cello apresenta-se em Três Lagoas com uma programação que une concerto oficial e ação educativa. Às 20 horas, o grupo faz apresentação aberta ao público no auditório da UFMS — Campus II. No mesmo dia haverá também um concerto didático voltado aos alunos do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (CRASE) “Coração de Mãe”, atividade que reforça o caráter pedagógico da turnê. Toda a programação é gratuita e contará com intérprete de Libras.

Para a idealizadora e coordenadora do projeto, Mara Martins, a dimensão educativa é central nesta passagem por Três Lagoas. “Acreditamos que a música tem um poder transformador, especialmente na infância e na juventude. Plantar esse contato desde cedo abre caminhos para novas formas de sonhar e de se relacionar com a arte”, afirma.

A recepção no CRASE “Coração de Mãe” é apontada pelo diretor do espaço, Jair Aparecido Melchior, como um momento de grande significado para crianças e adolescentes atendidos. “Para o Coração de Mãe receber o Elas ao Cello é um privilégio. É uma oportunidade de mostrar para as nossas crianças e adolescentes algo tão lindo, tão real e que é alcançável para eles. Vai ser muito bom para as nossas crianças e adolescentes verem de perto, escutar ao vivo uma música tão linda e tão culta para eles”, destaca.

Ele reforça o elo entre a programação e as ações educativas já desenvolvidas pela instituição. “Para eles ver mulheres tocando e fazendo a diferença, viajando, se apresentando, realizando sonhos, vai completar o que a gente conversou com eles nos últimos meses. Temos trabalhado com as crianças o respeito às mulheres e a valorização das oportunidades. Agora podemos mostrar na prática o que temos discutido: mulheres ocupando espaços, exercendo talento e inspirando”, afirma Jair.

O diretor ainda ressalta o potencial de despertar novos sonhos entre os estudantes. “O impacto será a alegria de ver algo diferente. Nós não temos essa modalidade musical aqui com frequência, então ter contato com o violoncelo ao vivo pode fazer alguns começarem a pensar em seguir esse caminho. Quando a gente sonha, fica mais fácil correr atrás”, completa o diretor.

Além de Mara Martins, também sobem ao palco as violoncelistas Adriana Holtz, Gláucia Marques, Milena Gregório, Ketlyn Mayara e Mônica Picaço. O projeto é realizado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal, através do MinC (Ministério da Cultura), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Serviço – Projeto Elas ao Cello

  • 03/10 (sexta-feira), 20h – Três Lagoas, auditório da UFMS, Campus II, Av. Ranulpho Marques Leal, 3484 (haverá também concerto didático para alunos do CRASE “Coração de Mãe”);
  • 04/10 (sábado), 19h30 – Inocência, Centro Cultural Lázara Lessonier, Av. Juracy Luís de Castro, s/n, Centro.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.