33.4 C
Três Lagoas
domingo, 5 de outubro de 2025

Campanha ‘Fogo Zero’ chega à 13ª edição com foco na prevenção e na conscientização no campo

Iniciativa reforça ações preventivas contra incêndios florestais e alerta para riscos no período de estiagem

Conscientização ainda é o melhor remédio! Sendo assim, a Reflore (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) em parceria com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul), além do apoio do Corpo de Bombeiros e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), realizam a 13ª edição da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Estado.

Campanha 'Fogo Zero' chega à 13ª edição com foco na prevenção e na conscientização no campo

Com o tema “Mais que uma campanha. Um propósito”, a iniciativa denominada “Fogo Zero” tem como foco conscientizar sobre os riscos dos incêndios florestais e reforçar a cultura da prevenção, especialmente em áreas com florestas plantadas. Mais do que uma ação pontual, a iniciativa representa um compromisso contínuo com a responsabilidade ambiental.

A Campanha tem como objetivo também mostrar dados dos incêndios ocorridos nos últimos anos em MS, além das ações previstas para a campanha em 2025. A atuação integrada entre Famasul, Senar/MS, Reflore/MS e demais parceiros é um dos pilares da campanha, evidenciando o protagonismo do setor produtivo na preservação ambiental e na segurança das propriedades rurais.

Campanha 'Fogo Zero' chega à 13ª edição com foco na prevenção e na conscientização no campo

Desde 2018, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) promove o curso Sistema de Comando de Incidentes (SCI), em parceria com a Reflore/MS e o Corpo de Bombeiros. A capacitação ensina técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais com base no modelo de gerenciamento do SCI, que envolve plano de ação, fluxograma de resposta, uso de formulários e simulações práticas.

O Perfil News conversou com o vice-presidente da Reflore, Moacir Reis. Ele explicou que, entre as atividades de conscientização, destacam-se as palestras educativas, instalação de placas informativas em estradas e rodovias, envio de alerta via WhatsApp, entre outras.

PALESTRA EDUCATIVA

Hoje, por exemplo, foram realizadas as ações do Projeto de Educação Ambiental “Sementes do Amanhã, Plantando o Futuro”. O encontro em uma escola reuniu estudantes de 3º ao 9º ano. Eles assistiram à palestra da mediadora Miriam Salomão, sobre Educação Ambiental e prevenção de incêndios.

Campanha 'Fogo Zero' chega à 13ª edição com foco na prevenção e na conscientização no campo

Ainda conforme o vice-presidente da Reflore, posteriormente, os estudantes tiveram atividades dinâmicas, sobre como cuidar do Meio Ambiente e prevenir os incêndios, a chamada “Barreira do Bem”.

No encontro, também foram abordados os cuidados com o meio ambiente, mostrando que as empresas executam as ações para cuidar da natureza. Houve um Quiz de imagens relacionadas as atividades que são proibidas, ensinando as crianças a cuidarem das nossas florestas e animais.

Além disso, o Senar/MS desempenha um papel significativo também na qualificação dos produtores rurais, oferecendo capacitações, eventos, assistência técnica e gerencial. Por meio dessas ações, a instituição contribui diretamente para o fortalecimento da cultura de prevenção e para a preparação eficaz no combate a incêndios.

DINÂMICA

A Reflore/MS é a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas, que reúne empresas líderes da cadeia florestal com sede ou filial em Mato Grosso do Sul. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, a associação congrega, representa e defende os interesses coletivos de suas associadas, focando na utilização responsável e inovadora das florestas plantadas.

O vice-presidente da Reflore também explica a dinâmica do serviço prestado para combater incêndios.  “Todos os anos realizamos ações de prevenção, conscientizando a população, as empresas e os produtores rurais, principalmente em período de seca. Temos grupos no WhatsApp para ampla comunicação e temos maos de mil pessoas espalhadas em diversas cidades de Mto Grosso do Sul, ajudando nesse trabalho”, explicou Moacir.

O setor florestal de Mato Grosso do Sul tem crescido a passos largos. Um setor pujante, que tem transformado a vida de milhares de pessoas em MS, além de estar unido e preparado também. Hoje, muitas empresas deste segmento contam com brigadas de incêndios, profissionais capacitados para lidarem de forma rápida e eficaz em situações de risco e fazem monitoramento de focos por câmeras e sensores de fumaça, utilizando a tecnologia como uma grande aliada nesta luta.

Campanha 'Fogo Zero' chega à 13ª edição com foco na prevenção e na conscientização no campo

Os incêndios têm diversas origens, incluindo fenômenos naturais, incidentes, expansão das áreas rurais e aspectos culturais como hábitos e comportamentos. Entretanto, o fator humano, em especial o analfabetismo ambiental, desempenha um papel significativo. Estudos indicam que a maioria dos incêndios é provocada por atividades humanas.

Conforme o vice-presidente, o fogo é perigoso e pode gerar diversos malefícios: empobrece o solo, contamina o ar que respiramos, prejudica ecossistemas, representa perigo nas estradas devido à fumaça, pode levar a morte de animais e seres humanos, e gera prejuízos financeiros aos produtores. Por isso, a importância de sensibilizar tanto as comunidades rurais quanto as urbanas sobre medidas preventivas e de combate.

AÇÕES DA CAMPANHA

A campanha começou dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, quando a Reflore/MS e profissionais das empresas associadas, visitam escolas e várias empresas, levando informações, distribuindo panfletos e adesivos.

Campanha 'Fogo Zero' chega à 13ª edição com foco na prevenção e na conscientização no campo

Ainda de acordo com Moacir, ações em canais de comunicação estão sendo realizadas. Veiculações informativas em estações de rádio, e um trabalho contínuo será feito nas redes sociais da Reflore/MS, das empresas associadas e dos parceiros da campanha, com a divulgação de materiais educativos e vídeos virais com informações relevantes. 

Um dos principais objetivos da Campanha é levar conhecimento para as crianças, pois para a Reflore/MS levar informações para os pequenos é plantar uma semente da cultura da prevenção nas gerações futuras. Estão sendo realizadas palestras educativas em escolas rurais e urbanas da costa leste do estado, que serão conduzidas por profissionais das empresas associadas.

Segundo o vice-presidente da Reflore, junto com a prevenção, também é preciso capacitar para o combate. Anualmente profissionais do setor são capacitados para agirem em casos de incêndios florestais. Em parceria com o Senar/MS e o Corpo de Bombeiros Militar de MS, serão realizados o Treinamento de Brigadas de Incêndios e Treinamento SCI – Sistema de Comando de Incidentes.

Você também faz parte desta Campanha!

Campanha 'Fogo Zero' chega à 13ª edição com foco na prevenção e na conscientização no campo

Estamos no período mais crítico do ano, quando a combinação de baixa umidade do ar, ventos intensos, calor e escassez de chuvas pode aumentar o risco de incêndios. Assim, é importante que cada um de nós adote atitudes responsáveis no dia a dia.

Seja consciente: não acenda fogueiras próximas a áreas florestais, não queime lixo ou vegetação, não descarte resíduos nas margens das estradas (objetos como vidros e latas podem concentrar luz e iniciar incêndios), realize manutenção regular em veículos como caminhões, máquinas e tratores para prevenir faíscas provenientes do escapamento, e não solte balões.

A prevenção é fundamental para proteger nossas florestas e comunidades. Para denunciar focos de incêndio ligue 193.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.