No clássico Choque-Rei deste último domingo (5), não faltaram emoções para quem assistiu. Em jogo polêmico, o Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 2, no Morumbis, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.
Com excelente atuação no primeiro tempo, o Tricolor abriu vantagem de dois gols sobre o rival, com Luciano e Gonzalo Tapia. Entretanto, após pênalti não marcado sobre Tapia no início da segunda etapa, o Alviverde reagiu e virou o clássico com os tentos de Vitor Roque, Flaco López e Ramón Sosa.
Com o resultado, o Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, com 55 pontos ganhos. Além de vencer, o Alviverde viu Flamengo e Cruzeiro, adversários diretos pelo título, tropeçarem na rodada. Enquanto os cariocas foram superados pelo Bahia em Salvador, os mineiros não passaram em um empate diante do lanterna Sport em Belo Horizonte.
O Jogo
Jogando diante de sua torcida, o São Paulo foi avassalador durante a metade inicial. Em belo lançamento de Marcos Antônio, Luciano aproveitou a saída equivocada do goleiro Wéverton e empurrou para o gol vazio aos 14 minutos.
Mais tarde, aos 34, Enzo Díaz ganhou da marcação e cruzou para Tapia. Praticamente sozinho, o chileno não hesitou e ampliou a vantagem do Tricolor ainda no primeiro tempo.
Precisando correr atrás do prejuízo, o Palmeiras voltou do intervalo partindo com tudo para o ataque, deixando espaços em sua defesa. Em um desses espaços, Tapia foi atingido por Allan dentro da grande área, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
Após toda polêmica, o Palmeiras reagiu. Em boa troca de passes pelo lado esquerdo, Mauricio cruzou para Vitor Roque, que de cabeça, completou para as redes.
Quatro minutos depois, Flaco López recebeu de Maurício pela direita e mandou no cantinho de fora da área, para igualar o marcador no Morumbis.
Após muita insistência, veio a virada. Em cruzamento de Aníbal Moreno, Ramón Sosa, praticamente livre, apareceu na segunda trave para decretar a virada do Alviverde fora de casa.
Próximos Jogos
Na oitava posição com 38 pontos, o São Paulo volta à campo no dia 16 de outubro, às 16h (de Brasília), para encarar o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Na liderança do campeonato, o Palmeiras disputará uma partida atrasada durante a Data Fifa de outubro. O Alviverde vai receber o Juventude no próximo sábado (11), às 19h (de Brasília), no Allianz Parque.
(*) Rafael de Souza





