31.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 14 de outubro de 2025

‘Não foi falta de energia’, afirma ministro sobre falha no sistema que atingiu 13 estados e o DF

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou que incêndio em subestação no Paraná durante a madrugada desta terça-feira (14) foi pontual, destaca robustez e investimentos no sistema elétrico e que reunião ainda nesta terça vai discutir episódio para evitar novos casos

O incêndio em uma subestação de energia localizada no Paraná na madrugada desta terça-feira (14/10), que provocou uma falha no fornecimento de energia de até duas horas e 30 minutos em 13 estados e no Distrito Federal, foi um caso pontual. O assunto foi um dos temas da participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no programa Bom Dia, Ministro desta terça-feira, transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Não foi falta de energia. Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia. Então, portanto, quando se fala em apagão, a gente sempre liga para aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que na verdade aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje nós temos muita energia”, afirmou o ministro

“Nós inclusive robustecemos o nosso sistema de transmissão, com R$ 70 bilhões de linhas de transmissão que nós contratamos e estamos com obras. Então nós temos mais segurança energética, mas é um episódio pontual que o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) deu pronta resposta graças ao moderno sistema do nosso operador nacional”, explicou.

Segundo o ONS, ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões.

Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até uma hora e 30 minutos todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e 30 minutos após a ocorrência.

“Sempre lembrando que todo dano na infraestrutura nós não vamos chamar de natural, mas ele pode acontecer. Muitas vezes acontece por incêndio. Mas a pronta resposta do nosso operador foi fundamental para que todas as brasileiras e brasileiros, com a segurança energética e a robustez do nosso sistema, pudessem ter energia rapidamente restabelecida nas suas residências e nas indústrias, naturalmente que algumas funcionam durante a noite”, disse Silveira

Reunião

O ministro confirmou que ainda na manhã desta terça-feira vai ser realizada uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência.

“Para todo evento desse tipo é aberto um Relatório de Apuração de Perturbação. Reúne-se todo o comitê de monitoramento do setor elétrico, é como acontece na aviação, para que a gente faça possíveis correções e evitem novos problemas. E a gente moderniza ainda mais e busca soluções para evitar, para prevenir novos problemas”.

Não houve grandes danos ao sistema, o dano foi pontual numa subestação da Eletrobrás e nós vamos apurar, através desse relatório, para poder evitar novos episódios desse tipo”, disse o ministro

“É natural que a gente tenha dados mais apurados para poder passar para a imprensa, mas o fundamental e importante foi o restabelecimento rápido do sistema e, também tão importante quanto, é que a gente agora apurando o que causou o início do processo de apagão, a gente possa evitar novos episódios”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.