Plataforma reúne e disponibiliza produção acadêmica, científica e cultural do Instituto Federal em acesso aberto. Live terá início às 18h30.
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizará uma transmissão ao vivo na próxima segunda-feira (20), para lançar o Repositório Institucional (RI), plataforma digital que reúne, organiza e preserva trabalhos acadêmicos e produções científicas desenvolvidas na instituição. A transmissão será realizada a partir das 18h30 (horário de MS), pelo canal oficial do IFMS no YouTube.
Criado para fortalecer a política de compartilhamento do conhecimento e ampliar a visibilidade da produção intelectual do IFMS, o repositório vai concentrar materiais como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), artigos, dissertações, relatórios técnicos, projetos de pesquisa, produções de extensão e materiais educacionais.
Para a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes, o Repositório Institucional reforça a integração entre ensino, pesquisa e extensão, pilares da educação profissional e tecnológica, ampliando as possibilidades de pesquisa, estimulando a inovação pedagógica e fortalecendo a cultura da ciência aberta e colaborativa na instituição.
“Mais do que um espaço virtual, o repositório representa um marco na consolidação da missão institucional do IFMS: de produzir, sistematizar e socializar saberes. Para o ensino, é um salto de qualidade! O RI oferece aos estudantes e servidores acesso facilitado à produção acadêmica da instituição, valorizando a autoria, reconhecendo o esforço dos nossos docentes e inspirando novas aprendizagens”, comemora.
A iniciativa integra ações da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae) e Coordenação de Gestão de Bibliotecas (Cogeb). A ferramenta foi idealizada e implementada pelos servidores Ana Catarina Cortez de Araújo, coordenadora de Gestão de Bibliotecas; Marcos Rubens Alves, bibliotecário-documentalista do Campus Três Lagoas; e Luiz Fernando Alvino, analista de Tecnologia da Informação; além das demais pró-reitorias e equipes técnicas da instituição.
O Repositório Institucional também contribui para a preservação da memória acadêmica do IFMS e facilita o acesso a conteúdos de referência para estudantes e pesquisadores. Além de disponibilizar materiais já concluídos, o sistema permitirá que a comunidade acadêmica acompanhe de forma organizada a produção gerada nos campi.
A coordenadora de Gestão de Bibliotecas do IFMS, Ana Catarina Cortez Araújo, explica que o trabalho foi iniciado em 2019, com a criação de uma comitê de implantação, o qual enfrentou desafios significativos para organizar e sistematizar toda a produção científica e técnica da instituição de forma acessível e padronizada.
“Com muito trabalho, conseguimos preparar uma plataforma on-line utilizando o Dspace , software do IBICT [Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia], para receber toda a produção científica da instituição, assim como facilitar a gestão, preservação e avaliação dos documentos, de forma a fortalecer a imagem do IFMS e valorizar nossos pesquisadores”, enfatiza.
Ainda segundo a coordenadora, para a comunidade escolar, isso representa acesso mais fácil a conhecimento confiável, promovendo aprendizado, pesquisa e inovação, e consolidando o compromisso do IFMS com a transparência e a democratização do saber.
Live
Durante o lançamento, será apresentada a estrutura do repositório, suas funcionalidades e critérios de uso.
A programação prevê depoimentos institucionais e da equipe responsável pelo desenvolvimento e implementação do sistema. Também haverá demonstração prática de navegação para orientar estudantes e servidores interessados em utilizar a plataforma.
O Repositório Institucional do IFMS foi desenvolvido com foco na ciência aberta e no acesso público à informação, reforçando o compromisso da instituição com a transparência e a democratização do conhecimento produzido na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Serviço:
Lançamento do Repositório Institucional do IFMS
- Data: 20 de outubro de 2025 (segunda-feira)
- Horário: 18h30 (horário de MS)
- Transmissão: Canal do IFMS no YouTube
- Público-alvo: Estudantes e servidores do IFMS