Durante a visita, o vereador Fernando Jurado destacou a importância de buscar modelos de gestão bem-sucedidos para inspirar políticas públicas em Três Lagoas
Em uma demonstração de comprometimento e determinação em buscar soluções concretas para um dos maiores desafios sociais da atualidade, o vereador Fernando Jurado concluiu, nesta quinta-feira (16), uma visita técnica de dois dias à capital catarinense. Recebido pelo prefeito Topázio Neto, o parlamentar teve como objetivo conhecer de perto o modelo considerado referência nacional no atendimento à população em situação de rua, desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis.

A agenda começou na segunda-feira, quando vereador três-lagoense esteve acompanhado do seu colega e líder do governo municipal da prefeitura de Florianópolis, Diácono Ricardo, reconhecido como uma das principais lideranças legislativas no tema. Juntos, visitaram a Passarela da Cidadania, equipamento público que reúne em um mesmo espaço acolhimento, tratamento, assistência médica e suporte psicológico para pessoas em situação de rua que desejam reconstruir suas vidas.
REINSERÇÃO SOCIAL
O local oferece uma estrutura completa voltada à reinserção social e profissional, com atenção especial a dependentes químicos e pessoas com transtornos mentais, integrando o trabalho de diversas secretarias e profissionais da saúde, assistência e segurança pública.
Durante a visita, o vereador Fernando Jurado destacou a importância de buscar modelos de gestão bem-sucedidos para inspirar políticas públicas em Três Lagoas.
“Sou estudioso da sociedade, e essa visita reforçou o que eu já defendia: todos têm direito a uma segunda chance. Precisamos estender a mão a quem quer essa oportunidade, mas, ao mesmo tempo, ser firmes com quem insiste em viver na vadiagem e no crime a partir da rua. É isso que precisamos fazer para controlar o desenfreado e indesejável crescimento da população de rua”, afirmou.
PLANO DE AÇÃO
Demonstrando firme propósito e senso de responsabilidade social, Jurado anunciou que vai estruturar um plano de ação, construído a muitas mãos, com base nas boas práticas observadas em Florianópolis. O projeto será apresentado ao prefeito Cassiano, com o intuito de adaptar e implementar em Três Lagoas políticas de acolhimento eficazes, humanas e seguras, alinhadas à realidade local.
Com essa iniciativa, o vereador reafirma seu compromisso em transformar o aprendizado em resultados práticos, buscando junto às autoridades referências nacionais o conhecimento necessário para enfrentar de forma estratégica e sensível o problema da população em situação de rua.