Terra da manga: 1º Seminário ‘Cutia Cerrado’ acontece neste mês de novembro, em Três Lagoas
Se você tem interesse na agricultura familiar, não pode perder o primeiro seminário ‘Cutia Cerrado’ que será realizado em novembro em Três Lagoas. O encontro começa no dia 03 e segue até o dia 05 do próximo mês.
O seminário tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar a partir do aproveitamento da manga, fruta abundante no município. A programação vai contar com palestras, shows, cursos e oficinas voltadas à comunidade rural, abordando desde o cultivo até o aproveitamento comercial e agroindustrial do fruto.
A iniciativa é uma parceria entre o Instituto “Cutia do Cerrado”, que conta com várias parcerias. A presidente do Instituto Cutia do Cerrado, Dra. Helena Akira, explica que Três Lagoas já é referência quando o assunto é celulose, mas o município também pode ficar conhecido como a ‘Terra da manga’.
“Manga pode ser uma opção de plantio com o eucalipto. Também é possível trabalhar fabricando geléias, doces, bolos e vários outros produtos. Queremos que Três Lagoas seja a marca da cidade da manga. Estamos contando com especialistas, palestras, cursos, visitas técnicas na região, fazendo com que o município tenha o olhar da biodiversidade”, explicou a presidente da instituição.
Os projetos socioambientais e de sustentabilidade têm ganhado relevância no Brasil e no mundo, promovendo o desenvolvimento sustentável ao conciliar crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental.
Investir em sustentabilidade é essencial para um futuro mais justo e equilibrado, exigindo esforços conjuntos entre sociedade, governos e empresas. Que tal aprender, empreender e, além de tudo, cuidar do meio ambiente?
O primeiro seminário da instituição será realizado na Aems, a Faculdade Integrada de Três Lagoas. Ainda conforme a presidente, o evento espera 500 participantes. As principais categorias são: agricultores familiares, comunidades tradicionais dos povos originários, quilombolas, assentados. Profissionais liberais das áreas das Ciências Agrárias, Biológicas, Humanas, Turismo, Saúde e outras correlatas. Pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação dos cursos das áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Biotecnologia e áreas afins multidisciplinares e outras. Empreendedores das áreas do agronegócio, turismo, gastronomia e indústria de alimentos. Sociedade em geral.
Helena explica que o encontro é uma união diferentes atores e segmentos da sociedade, de temas relacionados à preservação, conservação, recursos hídricos e restauração da manga, além da exploração sustentável, desenvolvimento de produtos, turismo e fortalecimento de uma cadeia produtiva.
Em paralelo, serão realizadas atividades integradas como a exposição trabalhos de pesquisas de fruticulturas com apresentação de Banners, workshoping e a Feira de Produtos da Sociobiodiversidade, Além destas atividades, serão estruturados quatro grupos de trabalho: GT 1 – Preservação, conservação e restauração da Manga; GT 2 – Produção sustentável, produtos e inovação relacionados a Manga; GT 3 – Cultura, turismo e gastronomia envolvendo a Manga; GT 4 – Estruturação da cadeia produtiva da Manga. Ao final do evento será gerado um documento referente às ações que deverão ocorrer para consolidar o uso sustentável da Manga.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
Programação preliminar:
03 /11/2025
17h00 – 19h00
Credenciamento
18h30 –
19h30
Workshop: Apresentação de Trabalhos Científicos de Frutíferas do Cerrado Nativas e Exóticas
19h00
Composição de Mesa e Abertura
19h00 – 20h10
Atração Cultural Arte, Fé e Acordes do Cerrado
20h10 – 21h00
Palestra de Abertura,
Cultivo de Manga com Feijão Caupi,
Embrapa Gessi Ceccon;
Agraer,
Mudanças Climáticas e Impacto da Economia Verde ESG;
Dra Helena de Cassia Brassaloti Otsubo – Instituto Cutia do Cerrado,
17h00 -22h00
Exposição de Painelista e Feira de Biodiversidade
04/11/2025
7h00 – 8h00
Credenciamento
8h00 – 9h30
UNESP
Palestra de Cultivo de Manga,
Dra Aparecida Bolini – Engenheira Agrônoma;
Cultivo de Manga,
Dr Antonio Flávio Arruda Ferreira;
Instalação e Técnicas de Cultivo de Manga,
Dra Jaqueline Bonfim de Carvalho;
Oportunidades e Desafios sobre o Mercado de Manga,
Culinária com plantas do cerrado;
Frutas nativas e exóticas,
Cosméticos naturais;
Artesanato e reaproveitamento de rejeitos,
Economia criativa
11h30 – 12h30
Almoço
12h30 – 19h30
Visita Técnicas com Apoio da AGRAER Dr Cleiton Dalastra de Campo de Produtores de Manga com 3 ônibus (Produtores Rurais da região de Três Lagoas MS, Estudantes e Associação Apta), na região de Andradina e Jales para apresentação de palestras Humberto Apta em Campo e Ronny Urânia SP.
18h30 – 19h30
Apresentação dos Banners – Apoio Pró Cerrado
19h30 – 20h00
Palestra Dra Maria José Neto Bióloga,
Ambiente Botânico;
20h00 – 20h30
Palestra Dra Josimara Nolasco Rondon Bióloga,
Cultivo in vitro e Micropropagação por Estaquia;
20h30 – 21h00
21h00 – 21h30
Dr Carlos Lima – Engenheiro Florestal UFPB,
Cobertura Florestal; Recursos Hídricos e Energia;
21h30 – 22h
Premiação do Observatório – Melhor Fotografia de Manga
05/11/2025
08h00 – 17h00
Certificação
Feedback I Seminário Estadual da Manga,
Opção I de Palestra de Queijaria Msc Thiago Duarte Queijo com Manga – Valorização de Produto;
Opção II- Caso alguém do Instituto Cutia do Cerrado queira participar com alguma Palestra ou Venda de Produtos durante o evento está aberto para todos com muito carinho e amor, gratuito
03 e 04/11
Atração Cultural – Show Musical, Teatro e Coral (Projeto Arte, Fé e Acordes do Cerrado) exposição dos produtos adquiridos e exposto durante I do Seminário da Manga.
Blackdrop, painel, camisetas, kits didáticos, expositores para banners, som, cerimonial, transporte, água, hospedagem para palestrantes.