22.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Estudantes do IFMS estudam relação entre sociedade e meio ambiente

Projetos desenvolvidos em Jardim, Naviraí e Ponta Porã avaliam prejuízos da interferência humana na naturezae constroem caminhos para o futuro

Do alto da Serra da Bodoquena, região que abriga belezas naturais como o Buraco das Araras, o olhar se perde nos campos que abrigam cidades como Bonito, Jardim, Miranda, Porto Murtinho e Bodoquena. É nesse encontro entre a natureza e a intervenção humana que nascem os objetivos de dois projetos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que serão apresentados no Festival Iguassu Inova, que ocorre entre entre 22 e 25 de outubro na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

Voltadas à preservação dos recursos naturais e à compreensão das relações entre ambiente e sociedade, os projetos são resultado do esforço de estudantes e professores na busca por caminhos para um futuro mais equilibrado.

Saiba mais sobre as iniciativas nesta que é a terceira reportagem da série ‘Ciência em Campo’, com o tema Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Caminhos Sustentáveis 

O projeto ‘Análise Socioambiental do Planalto da Bodoquena e da Região Sul de Mato Grosso do Sul’, desenvolvido em Jardim, Naviraí e Ponta Porã, mergulha nas dinâmicas que ligam o modo de vida das pessoas ao meio onde vivem, em uma tentativa de entender o território como um organismo vivo, onde economia, ser humano e natureza se entrelaçam.

Ao percorrer três municípios, a equipe do projeto aplicou 900 questionários que revelam histórias de contrastes: de um lado, o avanço de atividades produtivas modernas e tecnológicas; de outro, o registro da desigualdade social, a escassez de serviços básicos e a percepção crescente dos impactos ambientais.

Os dados coletados pelos estudantes apontam preocupações com queimadas, desmatamentos e o descarte irregular de resíduos, temas que ganham ainda mais força diante das mudanças climáticas e dos desafios da sustentabilidade.

O professor orientador Moacir Juliani destaca que o estudo é mais do que um amontoado de números. É uma forma de ouvir quem vive no território e de reconhecer a urgência de novas práticas pela sociedade. Para o docente, a participação no Festival Iguassu Inova é uma oportunidade de mobilizar a população em prol de um futuro menos poluidor.

“Minha expectativa é grande, visto que participaremos de um momento de socialização de muitas experiências de pesquisa, extensão, de construção de aprendizagens mediadas pelas tecnologias. Temos ciência do quanto aprendemos no desenvolvimento do estudo e do tamanho dos desafios que temos pela frente para a construção, via educação, de uma identidade e cultura planetária e da necessidade do desenvolvimento diário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como condição para a garantia da vida dos nossos filhos e netos com qualidade no planeta, além da emergência dessas ações”, ressalta o professor.

A equipe é formada pelas estudantes Katcilane Silva da Souza e Thalita Ávalo Pereira (Licenciatura em Computação – Jardim), Gabriela Gabriel (Agronomia – Naviraí) e Samuel Mittanck (Agronomia – Ponta Porã).

Águas da Conscientização 

Também desenvolvido em Jardim, Naviraí e Ponta Porã, o outro projeto que participará do Festival Iguassu Inova volta o olhar para as águas que alimentam a vida na região. O estudo ‘Conscientização e prevenção da contaminação do lençol freático por fossas negras nos centros urbanos da Serra da Bodoquena e da Região Sul de Mato Grosso do Sul’ une ciência e compromisso social.

Orientado pelo professor do Campus Jardim, Hedmun Matias da Cruz, e executado pelo acadêmico de Agronomia do Campus Naviraí, Gabriel Biscassi dos Santos, o projeto avalia a qualidade da água em áreas sem rede de esgoto e promove ações educativas sobre saneamento básico.

“Queremos sensibilizar a população sobre os impactos das fossas rudimentares na contaminação do lençol freático e na saúde pública”, explica o estudante que participa do projeto.

As coletas realizadas nos municípios de Jardim, Naviraí e Ponta Porã mostraram variações nos índices de nitrato e presença de coliformes fecais em diversas amostras – sinais de contaminação química e biológica que alertam para a urgência de políticas públicas mais eficientes na área de saneamento.

Além das análises laboratoriais, o projeto se aproxima das comunidades por meio de oficinas, palestras e atividades em escolas, reforçando o vínculo entre educação e preservação ambiental.

Seleção Itaipu Binacional 

O IFMS foi uma das instituições contempladas na seleção do Programa para Sustentabilidade Territorial, promovido pela Itaipu Binacional, que engloba o estado do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram concedidas mil bolsas para graduandos e professores. 

Os nove projetos do IFMS aprovados são desenvolvidos em Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, com temas que envolvem piscicultura, agricultura familiar, manejo sustentável, hidroponia, reciclagem, entre outros.

Também participaram do edital a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), além de 12 instituições do Paraná.

Os projetos priorizam os eixos de educação ambiental, agricultura familiar, energias alternativas, piscicultura, comunidades indígenas, gestão de resíduos sólidos e saneamento rural e urbano, fortalecendo a integração entre ensino, extensão e inovação científica.

A iniciativa busca contribuir para a comunidade e fortalecer a relação entre as instituições de ensino e a sociedade, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Projetos Financiados pelo Programa de Sustentabilidade Territorial

TítuloCampusCoordenador(a)
Inovação na tilapicultura sem emissão de efluentes: biotecnologia, energia solar e tanques de geomembrana como possibilidades para a agricultura familiarCoximOdair Diemer
Imprimindo sustentabilidade na educaçãoDouradosRafael Mendonça dos Santos
Conscientização e prevenção da contaminação do lençol freático por fossas negras nos centros urbanos da Serra da Bodoquena e da região sul do Mato Grosso do SulJardimHedmun Matias da Cruz
Análise socioambiental do Planalto da Bodoquena e da Região Sul de Mato Grosso do SulMoacir Juliani
Manejo sustentável da mandioca: capacitação, pesquisa e controle de doenças para fortalecimento da agricultura familiarNaviraí
 
Cristiana Maia de Oliveira
Transformação sustentável: economia criativa e reaproveitamento de resíduos para fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vidaLeandro Martins Ferreira
Hidroponia de baixo custo para agricultura familiarDaniel Zimmermann Mesquita
Fortalecimento da agricultura familiar sustentável em Nova Andradina-MSNova AndradinaÉlcio Ferreira dos Santos
Automação e monitoramento de tanques elevados para criação de peixes com tecnologias IoTPonta PorãCelso Costa

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.