O Flamengo venceu o Palmeiras por 3 a 2 na tarde deste último domingo (19), no Maracanã, e encostou de vez na liderança do Campeonato Brasileiro. Em confronto direto na luta pelo título, De Arrascaeta, Jorginho e Pedro marcaram os gols da vitória do Rubro-Negro, enquanto Vitor Roque e Gustavo Gómez descontaram para o Alviverde.
O resultado deixou o Flamengo empatado em 61 pontos com o Palmeiras, mas atrás no número de vitórias. Restando dez rodadas para o fim da competição, cariocas e paulistas intensificam a forte rivalidade na busca por mais um título nacional.
O Jogo
A primeira etapa foi digna de confronto direto entre dois postulantes ao título. Logo aos dois minutos de partida, o Palmeiras reclamou de pênalti não marcado de Jorginho em disputa com Gustavo Gómez.
Apesar de domínio inicial dos visitantes, foi o Flamengo quem foi mais eficiente. Aos nove minutos, o goleiro Rossi lançou rápido para Pedro, que girou sobre Bruno Fuchs e lançou De Arrascaeta, que abriu o placar na saída de Carlos Miguel.
A reação do Palmeiras veio logo em seguida. Após cruzamento preciso de Khellven, Vitor Roque, de cabeça, testou firme para empatar o jogo no Maracanã.
O confronto seguiu em ritmo intenso, com ambas as equipes buscando o segundo gol. Aos 37 minutos, Bruno Fuchs cometeu pênalti em Pedro. Na cobrança, Jorginho deslocou o goleiro e recolocou o Rubro-Negro na frente do placar.
Antes do fim da primeira etapa, houve tempo para mais um gol carioca. Após erro na saída de bola de Aníbal Moreno, Pedro aproveitou e avançou livre, para marcar o terceiro do Flamengo.
Com a vantagem construída, o Flamengo diminuiu o ritmo e passou a controlar o jogo ao seu modelo. Buscando reagir, o Palmeiras só conseguiu chegar ao segundo gol nos acréscimos. Após arrancada em velocidade de Sosa, Rossi espalmou o chute do paraguaio nos pés de Gustavo Gómez, que aproveitou e diminuiu o placar no Maracanã.
Próximos Jogos
As duas equipes agora focam suas atenções nas partidas de ida da semifinal da Libertadores. Na quarta-feira (22), o Flamengo recebe o Racing, da Argentina, a partir das 21h30 (horário de Brasília). No dia seguinte, o Palmeiras vai a Quito, no Equador, enfrentar a LDU, também às 21h30 (horário de Brasília).
Pelo Campeonato Brasileiro, Flamengo e Palmeiras voltam à campo no fim de semana. No sábado (25), o Flamengo visita o Fortaleza, às 19h30 (horário de Brasília), no Castelão. Já o Palmeiras vai receber o Cruzeiro, também sonhando com o título, no domingo (26), às 20h30 (horário de Brasília).
(*) Rafael de Souza