26.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Polícia Federal combate crimes ambientais no Pantanal e fraudes em terras da União

Operação “Freeloader” investiga incêndios e exploração irregular de área pública

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (23/10) a Operação “Freeloader” na região do Pantanal sul-mato-grossense. Na ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Corumbá/MS, sendo dois na cidade de Corumbá e dois no estado do Paraná.

A ação tem como objetivo combater crimes de incêndio e exploração ilegal de terras da União, identificados a partir de queimadas ocorridas em 2024. As investigações apontaram que uma fazenda utilizada reiteradamente para manejo de fogo é, na realidade, um bem pertencente à União, cuja compra e venda teriam sido realizadas de forma fraudulenta, com uso de documentos falsos.

A Justiça Federal determinou o bloqueio de contas bancárias dos investigados no valor de quase R$ 2 milhões, valor correspondente à compra ilegal da fazenda e ao rebanho de centenas de cabeças de gado criadas irregularmente na área pública. Também foi decretado o embargo da propriedade, permitindo o acesso apenas para manutenção dos animais, ficando vedadas quaisquer outras atividades econômicas ou alterações na infraestrutura local.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.