34.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Empresários de MS vão à Iquique, no Chile, em busca de oportunidades de negócios

Organizada pelo Sebrae/MS, missão-técnica e comercial teve objetivo estratégico para promover o comércio internacional sul-mato-grossense pelo oceano Pacífico

A Missão Empresarial Rota Bioceânica, com destino a Iquique, no Chile, realizada pelo Sebrae/MS, possibilitou aos empresários sul-mato-grossenses a visita a um importante centro econômico para a projeção de futuros negócios internacionais. Durante sete dias, de 11 a 18 de outubro, 17 empreendedores conheceram a estrutura da cidade chilena para o acesso a novo mercados, além dos municípios de Pozo Almonte e Pica que também trazem oportunidades para as empresas de Mato Grosso do Sul.

Segundo Rodrigo Maia, gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MS, o intuito da missão foi apresentar aos empreendedores as possibilidades de internacionalização trazidas pela Rota Bioceânica – que prevê o acesso ao Pacífico, por meio de um corredor rodoviário que liga Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, rumo ao mercado asiático. Para Maia, a missão também gerou aproximação com empresários da América Latina e a prospecção de novos negócios.

“Nosso grupo foi formado por empresários de diversos segmentos que realizaram contato com importadores e exportadores chilenos. Conhecemos a dinâmica empresarial de Iquique e acreditamos que essa missão empresarial trará uma cooperação frutífera para o desenvolvimento desse corredor de negócios”, pontuou o gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MS.

Um mar de oportunidades

Iquique é uma cidade localizada no norte do Chile, capital da região de Tarapacá. Além de ter uma estrutura portuária, tendo a China como principal ponto de chegada, o município possui a Zona Franca, Zofri, que atrai visitantes e comerciantes de toda a América do Sul por facilitar a entrada de produtos estrangeiros e favorecer a internacionalização de empresas que desejam exportar.

Para os participantes da missão, como Alberto Galassi, empresário da Hamer Transportes, que atua no setor de translado em Jardim, reconhece a visita no local como o início de um relacionamento. “Podemos estabelecer uma primeira conexão com a classe empresarial local, algumas autoridades políticas, como o governador, o prefeito e os gestores da Zona Franca de Iquique. Essas ações nos oportunizaram, de forma clara, os benefícios e números que poderemos desfrutar a longo prazo. Foi dada a largada”, comemorou.

Silvana Gasparini, representante da empresa Imbaúba Laticínios e 1ª diretora-secretária do Sistema Fiems, também ressaltou a importância dessa aproximação. Para ela, participar da missão ao Chile foi uma oportunidade de conhecer o projeto da rota bioceânica e como ele pode beneficiar as empresas do Estado. “Mato Grosso do Sul está em franco desenvolvimento e tudo o que a Rota envolve representa o futuro do nosso Estado. Além disso, as possibilidades para as empresas que participaram foram um marco”. Segundo ela, a logística entre os empresários também foi fundamental. “Tudo ocorreu de forma alegre e organizada. Conviver com o grupo foi prazeroso, e ganhamos muito com a abertura de novos horizontes e o conhecimento de culturas diversas”, pontuou.

Entre janeiro e setembro de 2025, as exportações de Mato Grosso do Sul já acumularam US$ 8,18 bilhões. O dado consta na Carta de Conjuntura do Comércio Exterior, publicada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), que também revela o crescimento do setor industrial na economia local. Esse cenário positivo traz grande visibilidade para empresas nacionais e internacionais, como a Brasol Energia Solar, indústria que atua há mais de sete anos em projetos de engenharia na área de energia limpa.

“As visitas técnicas trouxeram um aprendizado prático e uma visão ampliada sobre as exigências do mercado internacional, destacando a importância da inovação e competitividade das empresas sul-mato-grossenses. O valor dos relacionamentos construídos durante a missão gerou conexões reais e genuínas, que podem se transformar em futuras parcerias e oportunidades de cooperação”, comenta Anita Namba, representante da Brasol Energia Solar Ltda., sobre o fortalecimento da presença empresarial de Mato Grosso do Sul.

Organizados em diferentes entidades, os empresários presentes buscaram trazer visibilidade aos negócios que gerenciam e se conectar aos empreendedores da América Latina. Além dos representantes da Hamer Transportes, Brasol Energia Solar e Imbaúba Laticínios, também participaram da missão-técnica gestores das empresas Rede Alva, Cristian dos Reis Imóveis, Cerâmica Volpini, Metta Hidráulica e Elétrica, Conveniência Independência, Gráfica e Editora Pontual, Hotel Calabria, Estética Avançada Corporal e Facial, e Ygarapé Tour – Viagens e Turismo.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.