O vereador defende uma ação conjunta entre Prefeitura, Judiciário e sociedade para conter o avanço do problema
O vereador Fernando Jurado voltou a chamar atenção para um problema que vem se agravando em Três Lagoas: o aumento do número de pessoas em situação de rua, especialmente na região central, na Lagoa Maior, Praça Ramez Tebet, Jardim Alvorada, bairro Paranapungá, Vila Aro e outros pontos da cidade.
Segundo o parlamentar, a presença crescente de moradores de rua, muitos deles também usuários de entorpecentes e dependentes químicos, já causa preocupação entre comerciantes e moradores.
No município há casos de pessoas montando barracas no meio-fio e permanecendo em áreas públicas da cidade, incluindo a área central.
Outro ponto crítico, segundo o vereador, é o entorno da Biblioteca Municipal, em frente à Lagoa Maior, que à noite tem sido usado como abrigo improvisado.
CIDADE MODELO
Recentemente, Fernando Jurado esteve em Florianópolis (SC), onde conheceu um modelo referência nacional no atendimento à população em situação de rua. A capital catarinense adota um sistema considerado eficaz e humanizado, que une acolhimento social, tratamento médico e psicológico, e reinserção profissional.

Durante a visita, Jurado foi recebido pelo prefeito Topázio Neto e conheceu de perto o funcionamento da Passarela da Cidadania, espaço que oferece estrutura completa para quem deseja sair das ruas.
“Essa experiência mostrou que é possível recuperar vidas com dignidade, mas também exige firmeza para evitar que a rua vire abrigo de quem não quer mudar. Precisamos ser humanos, mas também responsáveis”, afirmou o vereador.
PROJETOS E IDEIAS PARA TRÊS LAGOAS
Com base no modelo catarinense, Jurado trouxe documentos, projetos e ideias inovadoras que pretende adaptar à realidade de Três Lagoas. O vereador ressaltou que o enfrentamento desse problema depende de união entre os poderes públicos, o Judiciário e a sociedade.
“Não é um trabalho que o vereador ou o prefeito vai resolver sozinho. Precisamos do apoio de todos, Prefeitura, Justiça, Ministério Público e comunidade. Só assim vamos devolver a tranquilidade e a segurança às nossas praças e à nossa cidade”, completou.
O parlamentar informou ainda que está elaborando um plano de ação, a ser apresentado ao prefeito Cassiano, com propostas baseadas nas boas práticas observadas em Florianópolis.




