28.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Arauco é eleita Empresa do Ano no 3º Prêmio HDOM

Reconhecimento reforça o compromisso da Companhia com a sustentabilidade e a inovação

A Arauco, referência global em madeira, celulose e bioenergia, foi eleita Empresa do Ano na 3ª edição do Prêmio HDOM. A premiação aconteceu na noite de 26 de outubro, durante a 6ª edição do HDOM Summit, o principal encontro de líderes, gestores e investidores do setor florestal brasileiro, realizado no Espaço Apas – Centro de Convenções, da Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo.

O evento reuniu centenas de líderes do setor de base florestal brasileiro, dentre eles o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco, Theófilo Militão, que recebeu o troféu em nome da Companhia.

O prêmio é concedido a instituições, empresas e profissionais que se destacaram e contribuíram para o fortalecimento do setor florestal brasileiro. De acordo com a HDOM, a premiação busca valorizar iniciativas que impulsionam a inovação, a sustentabilidade e a excelência na gestão florestal.

“Este reconhecimento é muito significativo para a Arauco, que está construindo em Inocência, no Mato Grosso do Sul, a maior fábrica de celulose do mundo em etapa única, com investimentos de U$ 4,6 bilhões. Ganhar o Prêmio HDOM, na categoria Empresa do Ano, em uma edição que reforça a importância do cuidado com o futuro, indica que estamos no caminho certo: rumo ao desenvolvimento, enquanto mantemos o nosso compromisso com as melhores práticas de gestão, a inovação, o uso responsável dos recursos naturais e com a construção de relações positivas com a comunidade”, ressalta Theófilo Militão.

“Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e comunidades que caminharam conosco e tornam esse reconhecimento possível. Seguimos motivados a fazer mais e melhor com responsabilidade e propósito”, acrescenta o executivo.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.