34.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Arauco aborda liderança inspiradora no 2º Fórum Fiems de Capital Humano

Para Valeria Ribeiro, diretora de Gestão de Pessoas da Companhia, uma cultura organizacional forte é decisiva para manter equipes de alto nível

Referência global em madeira, celulose e bioenergia, a Arauco esteve presente no 2º Fórum de Capital Humano, promovido pelo Sistema Fiems nesta quarta-feira (12) e que reuniu em Campo Grande especialistas em desenvolvimento de equipes e gestão de pessoas. A participação da companhia na programação técnica esteve a cargo da diretora de Gestão de Pessoas, Valeria Ribeiro, que falou sobre a importância de liderança inspiradora para superar os desafios dos processos de atração e retenção de talentos.

“Para a Arauco, que tem na valorização das pessoas um de seus pilares fundamentais, esta é uma oportunidade singular para trocar experiências com grandes profissionais, frente ao desafio de captar, qualificar e reter trabalhadores em um setor dinâmico como o industrial. Apresentamos nosso programa de Atração de Retenção de talentos que busca justamente isso: desenvolver habilidades e a valorizar cada colaborador”, declarou a executiva, que se apresentou no período tarde, no auditório da Fiems.

Na ocasião, a diretora ressaltou que “a cultura organizacional não é construída apenas pelo RH, mas é fruto de um trabalho coletivo” e que “os líderes têm papel fundamental como disseminadores, praticantes e exemplos vivos dos valores organizacionais”. Na opinião de Valeria, só uma liderança engajada é capaz de construir a cultura de uma organização. “Isso passa por comunicar propósito e valores, dar feedback constante, ter práticas condizentes e valorizar o trabalho em equipe”, completou.

Sobre Valeria Ribeiro

Há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, atua em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento/Cultura Organizacional, Comunicação Interna, Processos Transacionais, Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Facilities. Participou de projetos de fusão e aquisição em diferentes empresas com distintas culturas, em diversos segmentos de negócio, entre eles: serviços logísticos, alimentos, florestal, painéis e celulose. Em seu dia a dia, busca promover um ambiente de geração de conhecimento e inovação, proporcionando um clima organizacional saudável promovendo a motivação e a satisfação dos colaboradores para que possa fortalecer o comprometimento das pessoas.

Sobre o Fórum

Dedicado à inovação, o evento foi voltado a lideranças e especialistas em Recursos Humanos, com palestras, casos de sucesso e debates sobre as tendências e inovações que estão transformando a gestão de pessoas. Mais informações no site http://sistemafiems.sesims.com.br/forum-capital-humano.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

(*) Cor Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.