Embratur, Governo do Estado e Sebrae apresentaram o plano de ação que traz ecoturismo, aventura e biodiversidade como destaques da estratégia para posicionar o Estado no mercado global
Em um movimento estratégico para ampliar a presença de Mato Grosso do Sul no cenário global, o Plano Brasis foi apresentado, em Campo Grande, na última terça-feira (12), em um encontro entre Embratur, Governo do Estado e Sebrae. O documento trata-se de um plano de marketing turístico internacional, fruto de uma parceria entre Sebrae e Embratur, desenvolvido em âmbito nacional considerando as vocações de cada território a partir de um processo de escuta ativa realizado com os principais atores do setor.
Durante o evento, o trade turístico sul-mato-grossense pode conhecer o desdobramento do trabalho executado com o foco no Estado, que traz um plano de ação específico para Mato Grosso do Sul, com estratégias de promoção internacional do destino, valorizando aspectos naturais e culturais do território. O momento marcou o alinhamento entre os entes nacionais e estaduais com a entrega do Plano Brasis para o Governo do Estado, representado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS).
Segundo Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, o Plano Brasis tem o papel de reposicionar o Brasil como potência turística internacional até 2027, promovendo a diversidade cultural, a sustentabilidade e a inovação. Ao todo, foram analisadas mais de 32 variáveis para definir os mercados emissores prioritários para Mato Grosso do Sul, com a sugestão de ações de curto, médio e longo prazo.
“O Plano Brasis representa a atualização do antigo Plano Aquarela, com uma mensagem mais direta e voltada para negócios. Nosso objetivo é atrair mais e melhores turistas internacionais para o país e, claro, também para Mato Grosso do Sul. Uma das premissas do plano é o trabalho articulado com todos os atores do setor. Por isso, essa entrega simbólica, realizada junto ao trade turístico e com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae, reforça essa integração. Queremos que o trade saia daqui mais unido, mais conectado, para que possamos realizar ações de promoção internacional em sinergia até 2027”, destacou Reis.
Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, a entrega do documento marca uma nova fase para o turismo local. “O Plano Brasis representa um alinhamento estratégico importante. Há quase uma década, MS vem se preparando e atuando no mercado internacional, com ações consolidadas e mercados prioritários bem definidos. Esse alinhamento em âmbito nacional e estadual, é essencial para fortalecer a presença do Estado lá fora e, para que o trade conheça, com base em dados e evidências, quais são esses mercados prioritários e como pode aproveitar essas ferramentas. O turismo de natureza, nosso principal produto, tem ganhado destaque e despertado cada vez mais o interesse do público estrangeiro. Com o crescimento desse segmento no mundo, o Mato Grosso do Sul acompanha essa tendência, especialmente com o trabalho que temos feito em mercados como o norte-americano, o europeu e nos países vizinhos. Esse esforço tem se traduzido em resultados concretos e no fortalecimento da imagem do Estado como um dos principais destinos de natureza do Brasil”, ressaltou.
O Sebrae/MS, que reconhece o turismo como um motor essencial para o desenvolvimento econômico e territorial, atua diretamente com governanças locais e empreendedores para fortalecer o setor. Com o novo plano, a instituição terá subsídios estratégicos para apoiar o trade turístico com ações e produtos mais alinhados às preferências do turista internacional.
De acordo com Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, a entrega do Plano Brasis representa uma oportunidade de tornar o trabalho ainda mais assertivo. “O Plano Brasis alinha a estratégia das nossas instituições para promover Mato Grosso do Sul no mercado internacional, direcionando esforços e investimentos com base em dados e resultados efetivos. O Sebrae atua no fomento ao turismo para a inclusão dos pequenos negócios em diferentes elos da cadeia, da gastronomia e economia criativa à hospedagem e aos atrativos. Sabendo das principais necessidades e interesses dos turistas estrangeiros, podemos apoiar os empreendedores para que se preparem para esse mercado internacional de forma assertiva”, enfatizou Sandra Amarilha.
Estratégias para Mato Grosso do Sul
Ecoturismo, turismo de aventura e de natureza estão entre as principais estratégias trazidas pelo Plano Brasis para Mato Grosso do Sul, conectando-se à tendência global por experiências autênticas, sustentáveis e ligadas à biodiversidade dos territórios. O plano de ação para a promoção turística internacional de Mato Grosso do Sul orienta a atuação do Estado nos próximos anos, alinhando as diretrizes nacionais às vocações locais.
A estratégia valoriza destinos já consolidados, como Bonito e o Pantanal, e fortalece a imagem de Campo Grande como pólo de eventos e porta de entrada para experiências de ecoturismo. O documento recomenda associar o Pantanal ao conceito de “safári brasileiro”, destacando produtos como a hospedagem imersiva em fazendas, o safári fotográfico, a Cavalgada Pantaneira e os cruzeiros fluviais. Bonito, eleito por 16 vezes o melhor destino de Ecoturismo do Brasil, será promovido por sua oferta de bem-estar, autocuidado e imersão na natureza.
Além disso, a estratégia traz os principais mercados emissores e perfis de viajantes, orientando campanhas cooperadas, press trips e famtours para posicionar o Estado entre os destinos mais desejados pelos visitantes estrangeiros. Com o Plano Brasis, Mato Grosso do Sul integra-se a uma estratégia de marketing nacional que visa atrair 8,1 milhões de turistas internacionais e gerar US$ 8,2 bilhões em receita cambial até 2027 — um marco para o turismo no Brasil.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou acesse: ms.sebrae.com.br.








