24.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 18 de novembro de 2025

Presidente da Fiems classifica como inaceitável a restrição do cultivo da tilápia no Brasil

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, classificou como inaceitável a restrição da produção de tilápia no Brasil. O peixe foi incluído na Lista Nacional Oficial de Espécies Exóticas Invasoras da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), o que tem gerado preocupação entre os produtores.

Na visão do líder empresarial, eventuais restrições podem prejudicar a cadeia produtiva da tilápia e a atração de novos investimentos ao setor no país, em especial para Mato Grosso do Sul, que tem se destacado como grande produtor do pescado para o mercado externo.

“Tenho acompanhado as movimentações do Ministério do Meio Ambiente no que tange à restrição da produção de tilápia no mercado brasileiro. Colocar uma produção dessa magnitude como espécie exótica invasora na produção brasileira é algo inaceitável, com potencial de prejudicar uma cadeia de produção com extrema importância para o Brasil”, disse Longen.

Longen observou que a cultura foi muito bem adaptada em vários estados do país, e cerca de 99,6% da tilápia produzida em Mato Grosso do Sul são destinados à exportação para os Estados Unidos.

“Vamos trabalhar forte para que isso não avance nessa direção e, se necessário, vamos judicializar essa tendência de levar mais uma cadeia de produção a níveis insustentáveis no Brasil, dando condição para que o pescado de outros países seja importado. Isso é inaceitável para a indústria nacional”, resumiu o líder empresarial.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.