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Três Lagoas
segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Governo adia concessão da Rota da Celulose para 2026 e reacende críticas sobre situação da BR-262 no Leste de MS

Por: Nathalia Silva

O Governo de Mato Grosso do Sul deve assinar somente em 2026 o contrato de concessão da Rota da Celulose, sistema que inclui a BR-262 entre Campo Grande e Três Lagoas, um dos trechos mais estratégicos, e também mais cobrados, da infraestrutura rodoviária do Estado.

A informação foi divulgada pelo site Primeira Página e confirma que o início efetivo das obras pelo Consórcio Caminhos da Celulose deve ocorrer apenas em março de 2026, atingindo os 870,3 quilômetros previstos no projeto da região leste sul-mato-grossense.

A decisão reacende críticas, especialmente em relação à BR-262, rodovia que concentra intenso fluxo de cargas, veículos leves e transporte industrial, e que há anos lidera estatísticas de acidentes no Estado.

DUPLICAÇÃO ADIADA E DESGASTE POLÍTICO

Governo adia concessão da Rota da Celulose para 2026 e reacende críticas sobre situação da BR-262 no Leste de MS

A principal queixa é que os problemas da BR-262 não são novidade. A rodovia que liga Três Lagoas a Campo Grande já deveria ter passado por duplicações e melhorias muito antes das atuais pressões econômicas.

Projetos bilionários, como a expansão da Suzano, que desde anos atrás anuncia investimentos para a região de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, e a intenção da Arauco em instalar unidade industrial em Inocência, são constantemente apresentados como justificativas para priorizar a 262.

Governo adia concessão da Rota da Celulose para 2026 e reacende críticas sobre situação da BR-262 no Leste de MS

No entanto, nada disso é novo, e é justamente esse o ponto central das críticas: o atraso não se deve à falta de aviso, mas sim à inoperância do poder público.

A BR-262, inclusive, já foi alvo de mobilizações como a campanha “SOS BR-262 – Rodovia da Morte”, criada em razão da alta incidência de acidentes e da precariedade do trecho.

Agora, com a concessão adiada para o ano que vem, que também será ano eleitoral, cresce o temor de que a pauta seja politizada, assim como ocorreu em outras obras estruturais, como o complexo FN3.

Enquanto isso, acidentes continuam acontecendo e a falta de melhorias mantém a rodovia como um dos pontos mais críticos do Estado.

PEDÁGIOS PREVISTOS

Levantamento do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), solicitado pelo Primeira Página, mostra os valores estimados para veículos de passeio nos quatro pórticos previstos ao longo da BR-262:

          •        R$ 12,60 – km 39 (entre Três Lagoas e Água Clara)

          •        R$ 14,75 – km 104 (entre Três Lagoas e Água Clara)

          •        R$ 16,55 – km 207 (entre Água Clara e Ribas do Rio Pardo)

          •        R$ 13,70 – km 292 (entre Ribas do Rio Pardo e Campo Grande)

Total previsto: R$ 57,60 somente na BR-262. Os valores variam de acordo com a classe do veículo, seguindo multiplicadores definidos pelo projeto da concessão.

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