Ações inéditas, realizadas pelo Sebrae e Secretaria de Estado da Cidadania, impulsionam autonomia econômica e fortalecem associativismo nas comunidades
Em 2025, o Sebrae/MS, por meio do programa Sebrae Plural, uniu esforços com o Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), para levar capacitações e apoio técnico a comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul, estimulando o empreendedorismo, fortalecendo a geração de renda e valorizando as identidades culturais que marcam esses territórios.
Em Pedro Gomes, o encerramento da Ação Plural ocorreu em 20 de novembro, no Quilombo da Família Quintino, durante o evento Orgulho Quilombola: Dia da Consciência Negra em Pedro Gomes. Já em Dourados, no dia 25 de novembro, integrantes da Associação Rural Quilombola Dezidério Felippe de Oliveira (ARQDEZ) concluíram a série de formações com uma mentoria de empreendedorismo, seguida da entrega de certificados. Além desses municípios, as ações também contemplaram as cidades de Corguinho, na Comunidade Furnas da Boa Sorte, Nioaque, nas Famílias Cardoso, Bulhões, Romano Martins, Araújo e Ribeiro, e em Corumbá, nas Famílias Osório, Theodora e Campos Corrêa.
Enquanto a SEC foi responsável pela seleção dos territórios e pela mobilização dos participantes, o Sebrae/MS conduziu a parte técnica do trabalho, com cursos, oficinas, consultorias e mentorias. As capacitações foram definidas a partir de demandas identificadas diretamente com as comunidades, considerando necessidades reais e valorizando modos de vida. “A atuação conjunta, estruturada após uma escuta qualificada, promove o desenvolvimento social por meio do empreendedorismo. Trabalhamos a inclusão e o protagonismo local, respeitando e valorizando a história e a cultura de cada comunidade”, destaca Maristela França, gestora do programa Sebrae Plural.
Para o subsecretário de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial da SEC, Deividson de Deus Silva, a articulação entre instituições é fundamental para ampliar resultados. “As parcerias são essenciais para atender de perto e fortalecer a cidadania dessas comunidades, com ações que fazem sentido para elas, de acordo com a realidade local e cultural. Entender demandas e potencialidades torna as ações mais efetivas. Os cursos contribuem para estruturar a produção, a comercialização e a valorização dos produtos locais”, afirma.
Celebração da cultura e fortalecimento do empreendedorismo
O evento “Orgulho Quilombola: Dia da Consciência Negra em Pedro Gomes”, realizado em 20 de novembro, das 7h às 15h, no Quilombo da Família Quintino, marcou o encerramento das ações do Programa Sebrae Plural na comunidade em 2025. Ao longo do ano, seis empreendedores participaram das capacitações, a maioria mulheres, que tiveram como foco melhorar a geração de renda, ampliar oportunidades e fortalecer o associativismo, incentivando o trabalho coletivo e a visão empreendedora.
Com grande participação do público, a programação contou com torneio de futebol de campo, música ao vivo e apresentação cultural. Também foram comercializados produtos artesanais e alimentos típicos produzidos pelos empreendedores locais, como pães caseiros, salgados, doces tradicionais, rapadura, garapa, sucos naturais, tapioca, hortaliças e especiarias (colorau, cúrcuma e açafrão). O almoço teve como destaque o tradicional arroz carreteiro preparado pela comunidade quilombola, famoso na região.
O evento também foi realizado em parceria com a Prefeitura de Pedro Gomes e Associação Comunidade Quilombola Quintino Elias Francisco, e representou a primeira comemoração do Dia da Consciência Negra feita dentro da própria comunidade, um marco para o município.
Para Marizete Elias, presidente da Associação Comunitária, a realização do evento foi histórica e transformadora. “Foi a primeira grande festa cultural dentro da comunidade, e isso só aconteceu com o apoio do Sebrae. As oficinas nos fortaleceram e ajudaram a estruturar o evento. Nunca tivemos uma arrecadação financeira como essa. Cada um montou sua banca e vendeu tudo o que produziu. A comunidade inteira está feliz, até chorei de emoção. Agora queremos realizar uma Feira Quilombola todos os meses e também criar uma mini padaria para fornecer pão às escolas”.
Associativismo e formalização da produção em Dourados
Localizada no distrito da Picadinha, a comunidade foi formada a partir de 1907 com a chegada do ex-escravizado Dezidério e hoje reúne cerca de 19 famílias. As capacitações contaram com cerca de 13 participantes e foram definidas com base nas necessidades identificadas pela comunidade. Os conteúdos também foram planejados para apoiar o grupo que irá ampliar a produção com a implantação da cozinha coletiva prevista para 2026.
Atualmente as famílias produzem frutas, verduras, derivados de cana e de leite, doces caseiros, com destaque para a produção de salgados congelados, que fornecem para um projeto de uma universidade local. Por isso as oficinas trataram sobre precificação, controle de caixa, inteligência emocional, marketing, higiene e manipulação de alimentos.
O presidente da Associação Rural Quilombola Dezidério Felippe de Oliveira (ARQDEZ), Agueno de Oliveira Gomes (Águia), ressaltou a importância das ações dentro da comunidade. “Os cursos são fundamentais, principalmente por serem realizados na nossa sede. A distância até a cidade dificulta o acesso, então receber essa capacitação aqui faz toda diferença. Além disso, o conteúdo atendeu muito as nossas demandas e vamos colocar em prática. O impacto será positivo, 100%”.
Já Weimar Oliveira de Souza, neto de Dezidério e liderança local, avaliou positivamente a participação da comunidade. “Foi muito bom, principalmente vindo do Sebrae, que é um órgão sério e de confiança. Nunca tivemos esse tipo de apoio e chegou em boa hora. Com a construção da cozinha coletiva ano que vem, será melhor ainda para aplicar o que aprendemos. Vai alavancar a renda e fortalecer nossos valores ancestrais. Outro aspecto de receber os cursos na comunidade é que ampliam o engajamento. Afinal a associação é aberta a todos e esperamos maior participação das famílias”.
Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800.





