Salvador Wanderlei de Souza, Adelino José Franco, José Maria Arraval, Luís Gustavo Rodrigues e Rafael Furlan Lo Giudice receberam o Título de Cidadão Três-lagoense
Por propositura do vereador Marcus Bazé, a Câmara de Vereadores de Três Lagoas realizou, na noite desta terça-feira (25), solenidade para outorga do Título de Cidadão Três-lagoense a pessoas de reconhecido destaque e compromisso com a comunidade local em suas áreas de atuação, como Salvador Wanderlei de Souza, Adelino José Franco, José Maria Arraval, Luís Gustavo Rodrigues e Rafael Furlan Lo Giudice.

A prestigiada professora e agente cultural Irene Marques Alexandria também foi homenageada com o Diploma de Honra ao Mérito “Antônio Trajano dos Santos”, por sua longa trajetória em prol da cultura no município.
A noite também foi marcada pela entrega de moção de congratulação ao Moto Clube Insanos, na pessoa de Jeferson Domingues. Bazé ainda concedeu moções de reconhecimento a Ana Paula Santos Belmonte, fundadora do projeto Estrelinhas do Novo Oeste, e à empresa Rodoprima Transportes, representada por Luís Gustavo Rodrigues.

A abertura da solenidade teve duas apresentações de dança, executadas pelas alunas do projeto Estrelinhas do Novo Oeste. A mesa de honra foi composta pelo vereador Bazé, pelo presidente da Câmara, vereador Tonhão, e pelas professoras Marizeth Bazé, Terezinha Bazé e Sandra Caniço.


Em suas considerações, o vereador Tonhão lembrou que todos os homenageados foram aprovados pela unanimidade dos vereadores. “Todos são merecedores de tamanha honraria”, afirmou. “Obrigado a cada um de vocês, em nome do povo de Três Lagoas, por quem vocês fizeram e fazem tanto”, concluiu.

Marcus Bazé contou que costuma escolher seus homenageados com muito critério e realizar somente uma solenidade anual, reunindo todos. Ele se disse muito feliz, por todos terem aceito as honraria. “Gostaria que cada pessoa levasse a homenagem para suas famílias e locais de trabalho”, sugeriu.

Irene Marques Alexandria falou em nome dos homenageados, destacando a honra de representá-los. “Três Lagoas é uma cidade notável, porque conta com tantas pessoas como vocês, que estão recebendo as honrarias, hoje”, afirmou.

Saiba mais sobre os homenageados:
Adelino José Franco – Título de Cidadão Três-lagoense
Nascido em 09 de fevereiro de 1968, na cidade de Mirandópolis, Estado de São Paulo, filho de Claudio Franco e Neuza Aparecida Rabelo Franco. Mudou-se para Três Lagoas/MS em janeiro de 1994 onde fixou suas raízes. Em 20 de maio de 1994, se casou com Adriana Queiroz Vendrame Franco com quem teve três filhos: Claudio Franco Neto, Marcela Franco e Rafaela Franco. Junto da sua família, começou a atuar no setor da pecuária, em Três Lagoas, seguindo os ensinamentos de seu pai e trilhando seu caminho como pecuarista.
Os anos foram se passando e decidiu agregar à sua atividade pecuária a venda de gado P.O. É o fundador da marca NELORE FRANCO, que trabalha com a venda permanente de touros P.O. É reconhecido pela qualidade de seus animais e constantemente recebe pecuarista de diversas regiões que vem em busca dos animais pela referência que representa aqui na cidade de Três Lagoas/MS e região.
Adelino que é conhecido por todos como Tato, atualmente com a idade de 57 anos. Tornou-se avô do Francisco e deixará como legado toda sua dedicação e contribuição para o setor da pecuária. Sua marca NELORE FRANCO ecoa de geração em geração e se tornou reconhecida e respeitada pelo setor da pecuária. “Feliz é o homem que tem uma família estruturada e que faz da sua história uma marca registrada”.
José Maria Arraval – Título de Cidadão Três-lagoense
Nascido em em 24/11/1942, na cidade de Porto Feliz, Estado de São Paulo, filho de Antônio Arraval Filho e Maria Benedita Pedroso Arraval.
Passou a infância dentro do comércio dos seus pais, uma mercearia. Estudou em Campinas e formou-se na cidade de Sorocaba, em Ciências Contábeis.
Casou-se com Heli Inês Angelieri Arraval e tiveram três filhos: Eduardo, Renato e Joseli.
Em 1971, o sogro Fortunato comprou a primeira propriedade no estado de Mato Grosso do Sul, ainda denominado Mato Grosso, no munícipio de Três Lagoas.
Os anos se passaram e seu sogro Vante Angelieri (como era conhecido), passou a suas propriedades para seus filhos e genros. Dessa forma, em 1985, José Maria começou sua jornada como pecuarista em conjunto com sua esposa.
Ainda morando em Porto Feliz, viajava todos meses para Três Lagoas, para cuidar das propriedades, onde, de comerciante se descobriu um fazendeiro, com muito empenho, esforço, dedicação e triplicou o patrimônio recebido.
Na década de 1990, a filha Joseli mudou-se para Três Lagoas, e as vindas à cidade ficaram mais assíduas, resultando na mudança definitiva, no ano de 2003.
José Maria, comerciante experiente que é, foi observando o desenvolvimento econômico e potencial da cidade, começando a investir em imóveis na região central, transformando espaço do centro em salas comerciais e revitalizando prédios históricos, preservando suas fachadas originais da década de quarenta.
Todo investimento gerou movimento econômico na cidade, envolvendo lojas de materiais de construção, engenheiros, arquitetos, construtores, etc… Hoje as salas comerciais continuam movimentando a cidade com suas múltiplas atividades exercidas pelos locatários.
Essa é uma breve história do senhor José Maria Arraval, que tem 83 anos de sabedoria, já aposentado, mas ativo na pecuária, levando uma vida tranquila com a esposa, filhos, netos e bisnetos, que abraçou a cidade de Três Lagoas como sua terra natal.
Como demonstrado, escolheu o município, exerceu suas profissões, realizando suas conquistas, destacando-se nas suas atividades, sendo um exemplo de pessoa e cidadão, atendendo o homenageado os requisitos para concessão da honraria. Luis Gustavo Rodrigues – Título de Cidadão Três-lagoense
“Nasci em Araçatuba-SP, no dia 9 de novembro de 1982, filho de Antonio Rodrigues e Antônia Regina Rossi Rodrigues. Tenho muito orgulho dos meus pais, que sempre foram exemplos de trabalho, dignidade e amor, pois sempre me ensinaram, desde cedo, o valor de um trabalho digno e honesto. Sou o mais velho de três irmãos, Fábio e Júnior vieram depois, cresci em um ambiente simples, mas cheio de valores e ensinamentos”.
“Minha história começou bem cedo. Aos 12 anos, mesmo ainda menino, comecei a ajudar meu pai na lavoura. Enquanto os colegas brincavam, eu dividia meus dias entre a escola e as lavouras de milho, algodão e feijão. Aprendi a operar tratores e colheitadeiras, e ali nasceu em mim um amor profundo pelo trabalho do campo. Era uma vida dura, mas havia algo de bonito em ver o fruto do nosso esforço nascendo da terra. Infelizmente, como tantas histórias no campo, a nossa foi interrompida, o clima e os preços baixos não nos permitiram continuar. Meu pai, com coragem, recomeçou a vida ao lado da minha mãe, abrindo um restaurante em Araçatuba, onde trabalharam até se aposentarem”.
“Cada um de nós seguiu um caminho. Quando completei 18 anos, consegui meu primeiro emprego no almoxarifado da Santa Casa de Araçatuba. Ali aprendi a valorizar cada pequena tarefa. Em pouco tempo fui promovido ao setor de Recursos Humanos, onde permaneci por oito anos. Durante esse período, fui nomeado como preposto da instituição em audiências trabalhistas e tive a alegria de ver meu esforço reconhecido: a Santa Casa passou a investir na minha formação, custeando minha faculdade de Direito. Foram anos muito felizes, onde tudo parecia caminhar para uma carreira sólida”.
Mas o destino, como tantas vezes, resolveu mudar os rumos.
“Em janeiro de 2010, me casei com a Jaqueline, natural de Aparecida do Taboado-MS. Um ano depois, ela sentiu que não se adaptava em Araçatuba e expressou o desejo de voltar para sua cidade. Foi uma decisão difícil. Eu amava meu trabalho, meu progresso profissional, mas também sabia que o amor e a família vinham em primeiro lugar.”
“A vida é feita de decisões. Algumas difíceis, outras corajosas e algumas que mudam tudo. E posso dizer com toda certeza: tomei a decisão mais certa da minha vida quando escolhi recomeçar ao lado da Jaqueline, minha esposa, em Aparecida do Taboado-MS”.
“Em uma das visitas à sua família, durante uma simples conversa em uma feira da cidade, conheci um senhor, dono de uma transportadora que mudou meu destino. Ele me disse que tinha uma vaga aberta para gerente de filial. Naquele momento, eu não entendia absolutamente nada de logística. Mas fui sincero: contei que estava me mudando para a cidade e que precisava de uma oportunidade. Ele me ouviu com atenção, me passou um e-mail e pediu que enviasse meu currículo. Enviei.”
“Fizemos a entrevista em dezembro de 2010. Para minha surpresa, na mesma semana, ele me ligou: disse que eu começaria em janeiro de 2011 e que já tinha alugado uma casa para mim e para a Jaqueline. Foi uma mistura de alívio, gratidão e medo. Aceitei as condições de imediato, mas só consegui assumir o posto em fevereiro, por conta da mudança e do processo de desligamento do meu antigo emprego”.
“O começo não foi fácil e isso é até pouco para descrever. Eu estava sozinho na filial, sem ninguém para me ensinar. Aprendi tudo praticamente na raça. As dúvidas eram sanadas por telefone com a matriz no Rio Grande do Sul. Dormir tranquilo? Nem pensar. Foram muitas noites acordado, chorando no banho com medo de fracassar, sem saber se conseguiria dar conta. Mas, com fé em Deus e muita perseverança, fui vencendo cada obstáculo.”
“Mesmo sendo gerente, coloquei a mão na massa: aprendi a amarrar cargas, emitir documentos, contratar motoristas autônomos. Cada setor me ensinou algo novo e moldou minha visão da logística como um todo. Hoje, posso afirmar que compreendo cada engrenagem desse sistema, e isso me dá segurança para tomar decisões e propor soluções com firmeza.”
“Em meados de 2011, surgiu uma das maiores experiências da minha vida: a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte-PA. Fui chamado para uma missão desafiadora, mapear rotas e estradas para o envio de 870 carretas com mercadorias para os alojamentos da obra. Foram 35 dias intensos no Pará, que resultaram em uma operação bem-sucedida e, posteriormente, na abertura de filiais em várias cidades da região Norte e Nordeste, como Estreito-MA, Imperatriz-MA, Belém-PA e Redenção-PA. Voltei muitas vezes a Belo Monte e a cada retorno sentia o orgulho de estar contribuindo para algo grandioso.”
“Depois de quase quatro anos nessa empresa, decidi sair. Jaqueline estava grávida do nosso primogênito Luis Augusto e, por causa das constantes viagens, percebi que não conseguiria estar presente nos momentos mais importantes. Era hora de priorizar minha família. Iniciei então em uma nova transportadora. Trabalhei por dois anos, até que recebi um convite do Rafael para integrar em uma empresa nova na região, a Rodoprima. Mas, com um filho pequeno e a insegurança de um novo começo, declinei.”
“O tempo passou. A empresa onde eu estava acabou fechando as portas por problemas fiscais. Foi um baque. Mas ali, mais uma vez, Deus abriu uma nova porta. Entrei em contato com o Bruno e disse que estava disponível e se surgisse uma oportunidade, eu estava pronto. Comecei na Rodoprima em janeiro de 2018, neste mesmo ano, em outubro veio mais um presente de Deus, nasceu nossa filha Maria Helena.”
“Graças a Deus, as coisas fluíram. Em janeiro de 2021, recebi um novo e honroso convite: tornar-me sócio da empresa. Desde então, venho dando o melhor de mim todos os dias. Enfrentamos crises, tomamos decisões difíceis, mas também vivemos vitórias inesquecíveis. E o mais importante é que, em cada fase, boa ou ruim, conseguimos aprender, crescer e evoluir.“
“Essa é a minha história até aqui. Repleta de desafios, fé, coragem e muita gratidão.”
Rafael Furlan Lo Giudice – Título de Cidadão Três-lagoense
É natural de Votuporanga, interior de São Paulo. Filho de Leonardo Martins Lo Giudice e Maria Aparecida Furlan Lo Giudice, em junho de 2011 veio para Três Lagoas e fez da cidade das águas a sua nova morada.
Possui graduação em Comunicação Social, Letras – Português Inglês e Português Literatura, Pedagogia e Administração de Empresas. Especialista em comunicação e marketing, neuropsicopedagogia e gestão escolar, o professor Rafael Furlan fez o seu mestrado em Linguística e também é doutor em comunicação. Em Três Lagoas, ministra aulas nas escolas privadas: Funlec, Êxitus e Uni3Objetivo.
Além disso, Rafael é concursado na Escola Municipal Irmã Scheilla. Com aproximadamente 14 anos ministrando aulas no Ensino Superior, é coordenador dos cursos de Jornalismo e Pedagogia das Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS.
É avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP; formador municipal do programa MS Alfabetiza – CNCA – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e membro da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação e da Equipe Técnica do Plano Municipal de Educação de Três Lagoas.
Salvador Wanderley de Souza – Título de Cidadão Três-lagoense
Salvador Wanderlei de Souza, brasileiro, casado, aposentado, espírita, nascido em 07/12/1947, na estação ferroviária de Formoso e registrado na cidade de Ribas do Rio Pardo (MS), filho de João Maria de Souza e Antônia de Oliveira de Souza, os quais teve mais seis filhos: Veralucia, Jacira, Waldeci, Evanir, José Ronaldo e Odair.
Alfabetizado pela sua mãe, por volta de 1956/58, junto com outras crianças de seis famílias de trabalhadores da estrada de ferro na turma 79, próximo à estação de Atoladeira. A família mudou para a turma 80, próximo à estação de Arlindo Luz, onde havia escola municipal, sob jurisdição de Ribas do Rio Pardo e, em1959, foi matriculado no segundo ano primário, tendo como professora Wanilda Ricarte Taveira.
A família se mudou para Três Lagoas (MS) em 1960, foi matriculado na escola municipal “2 de Julho” e, concluiu o estudo primário, em 1961. Estudou no Departamento de Ensino, Seleção e Treinamento Escola “Senai” Ferroviária no período de 1963 a 1965, recebendo o certificado de habilitação de torneiro-mecânico.
Estudou no Ginásio Trajano dos Santos terminando o curso ginasial em 1968 e, na Escola Normal “Trajano do Santos” concluiu o Curso de Formação do Professor Primário em 1971. Fez o curso superior de Administração na AEMS recebendo o certificado em 2005. Tendo como orientadora para realização do TCC – Termo de conclusão de Curso, a pessoa que há 46 anos foi sua primeira professora, Wanilda.
Com a idade, entre 13/15 anos, foi engraxate, carregador de malas quando pessoas chegavam de viagem na estação ferroviária desta cidade, vendedor ambulante de frutas e peixes e distribuía o Jornal do Povo nos finais de semanas.
Em 1964, teve início a construção da Hidrelétrica de Jupiá e, em 1966, teve a oportunidade de exercer a profissão de torneiro-mecânico na “Celusa”, que depois passou à denominação de “Cesp”, pelo fato de ter que trabalhar durante a noite uma semana sim e outra não, rejeitou a proposta porque queria continuar os estudos.
Neste mesmo ano, trabalhou registrado como tipógrafo no Jornal Gazeta do Comércio, pediu demissão e entrou como contínuo no Banco Financial, chegando a exercer a função de procurador até 1970, quando pediu demissão. Trabalhou na função de caixa no Banco Geral do Comércio em Ilha Solteira (SP), e, também, como escriturário na Empresa Técnica de Engenharia S/A – Tenenge. Fez o concurso do Banco do Brasil S.A., em 1970 e 72, foi aprovado neste último. No início de 1973 foi chamado para assinar contrato, mas, não pode atender a convocação, porque estava internado para tratamento de saúde pelo tempo de nove meses. Ao concluir o tratamento, foi contratado pelo Banco em 14.03.1974, na condição de nível básico e, tomou posse na Cidade de Poconé (MT).
Para fazer carreira e alçar postos mais altos, tinha que prestar concurso interno e chegar à condição de nível médio. Fez dois concursos e não logrou êxito. Preocupado, estava ciente que deveria se preparar melhor para o próximo. Além do estudo da matéria referente às provas do concurso, procurou outros meios de ajuda e, pesquisando, deparou com o livro: O Poder do Subconsciente, do autor: Joseph Murphy. Com a leitura do livro, pois em práticas algumas técnicas de exercícios mentais.
Meses antes de realizar as provas, criou quadro mentalizando a circular que divulgava os nomes dos aprovados com seu nome incluso. Mentalizou o cargo que queria ocupar. Mentalizou os companheiros parabenizando-o por ter sido aprovado…etc. No início dos exercícios estava meio inseguro, mas, com o prolongamento destes sentiu-se mais confiante e que poderia alcançar os objetivos.
Alguns dias após o concurso realizado na cidade de Cuiabá (MT), saiu de férias e, próximo a voltar para o trabalhar, foi à agência do Banco em Três Lagoas (MS), ao entrar deparou com a colega de serviço Ruth Andrade que, além da saudação, deu-lhe a notícia e os parabéns pela aprovação no concurso interno. Foi olhar a circular de divulgação dos aprovados e lembrou dos exercícios de mentalização.
Trabalhou por 20 anos no Banco do Brasil S.A., nesse interim passou pelos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e, de todos os municípios que passou, Diamantino (MT) cidade de pequeno porte, não oferecia nos finais de semanas e feriados, condições suficientes para o lazer e, com outros companheiros de trabalho, ia participar do garimpo de ouro e diamante no município e cidades vizinhas. Na carreira, chegou a supervisor de seção e, na falta dos titulares, substituía nos cargos de subgerente e gerente na cidade de Porto Murtinho (MS), desistindo de desempenhar a função para tratamento de saúde. Aposentou em 30.04.1994, com 47 anos de idade.
Filiado ao PMDB, candidatou-se ao cargo de vereador e fez campanha em 1992, 96 e 2000, sendo o 4º vereador mais votado neste último pleito. Ao buscar a reeleição não logrou êxito. Em 2011/12, na gestão da prefeita Marcia Moura, trabalhou como diretor do Departamento de Habitação Popular.
Em 1984, trabalhando no Banco do Basil, na cidade de Mirandópolis (SP) e, através da Instituição Espírita Bezerra de Menezes, conheceu a doutrina Espírita, cujos preceitos de ciência, filosofia e religião, respondeu a muitos de seus questionamentos sobre a vida, a religiosidade e destino pós morte, o que muitas outras religiões e filosofias não o fizeram, daí em diante tornou-se espírita.
Em 1988, ainda, trabalhando pelo banco na cidade de Brasilândia (MS), começou a frequentar o Grupo Assistencial Amor em Deus e Recordação, fundado em 01 de novembro de 1930, que atualmente, denomina-se Grupo Assistencial Espírita “A Candeia”, situado à rua Manoel Pedro de Campos, 253, Bairro N. S. Aparecida, nesta cidade.
Em 1989, foi convidado a fazer parte da diretoria como vice-presidente, já no ano seguinte passou a ser presidente e, para não contrariar o estatuto, fez rodizio com os demais diretores na ocupação de cargos, permanecendo no quadro da diretoria até 2009, mas, continua como associado e frequentando o Grupo até a presente data.
Com a venda de terreno do “Candeia” próximo às instalações da UFMS sito à avenida Olintho Mancini, em 1990, deu-se início da construção de sua nova sede, sendo inaugurado em 12/09/92. Na sequência dos trabalhos, ampliou as instalações do grupo construindo uma cozinha, dois compartimentos, um para depósitos de gêneros alimentícios e o outro para o Club de Mães para atendimento das mulheres gestantes e carentes, dois banheiros externos e uma área de serviços. Pequena reforma no salão antigo para atender à evangelização infantil.
Devido à parceria realizada com a empresa G. S. Plástico S.A., que prestava serviços à comunidade, o Grupo obteve recursos o suficiente para adquirir a casa ao lado de sua sede, que hoje abriga o bazar (denominado Brechó) para a venda de utensílios usados, revertendo os recursos, para sua manutenção.
Próximo ao final do ano de 1988 até março de 1996, o Candeia, contando com a simpatia do comandante do Exército, devido aos serviços prestados à comunidade, recebeu ajuda através de uma viatura e dois soldados, pelo período de dois a três anos, na distribuição aproximadamente de 350 litros de sopa, atendendo pessoas adultas, crianças e idosos carentes em dez bairros da cidade. A partir de abril/96, na gestão do presidente Fernando Brandão de Andrade e vice Salvador, foi reduzida a distribuição de sopa para dois locais e criado o Projeto Valorização da Criança e Adolescente – PVCA com sede no Jardim Alvorada, local mais conhecido como Vila Alegre, para atender inicialmente a 30 crianças, de 7 a 14 anos, e mudando a sede para a Vila Piloto com mais espaço, ampliou o atendimento para 100 crianças, de segunda a sexta-feira, diariamente, em período contrário ao escolar. Atualmente, com sede no mesmo local, o projeto, agora, denominado Unidade Assistencial Meimei atende 60 crianças, em períodos, nas mesmas condições.
Em 2007, foi criado o Projeto Jovem Aprendiz, instalado na sede do PVCA, para atendimento de jovens com idade acima de 16 anos, oriundos de família de baixa renda, preparando-os para encaminhamento ao mercado de trabalho e, tendo como parceiros: Banco do Brasil S.A., UFMS, Cesp, Fibria, Cartórios, Supermercados e outros…etc. O Grupo atendeu 500 jovens encerrando as atividades do PJA em 2016.
Em sua gestão, foi adquirido um imóvel com salão comercial e casa residencial nos fundos, localizado na Vila Piloto e transformado em sede do PVCA. Adquiriu um imóvel com pequena casa para ampliação do espaço da sede do projeto. Na ampliação das instalações, recebeu recursos governamental através de Simone Tebet, enquanto deputada estadual, para construção de duas salas de aulas.
Recebeu do Rotary Club de Três Lagoas, devidamente pronto para uso, uma cobertura com duas salas para computação e sala de aulas. Recebeu em doação 11 computadores do Pró-vida para uso do projeto. Recebeu em doação, da prefeitura municipal,terreno anexo à sede do projeto, onde hoje se encontra assentada a quadra esportiva.
Enquanto participava do quadro da diretoria do Candeia, foram criadas duas unidades: Projeto Valorização da Criança e do Adolescente que passou a ser denominado de Unidade Assistencial Meimei, localizada na área central da Vila Piloto, e Unidade Assistencial Armando da Silveira Campos, tratada carinhosamente de Casa da Sopa Armandinho, localizada na rua Mercúrio, 1416, bairro Jardim Alvorada, mais conhecido como Vila Alegre.
Esta Unidade, além das atividades de assistência social, tais como distribuição de sopa, roupas, calçados usados e outros, também, em 1965, deu início ao desenvolvimento das atividades doutrinarias, com o grupo de estudos e reuniões públicas para divulgação do espiritismo. Porém, em 2023, a direção do Candeia desassociou a Unidade, deixando-a por conta das pessoas que lá prestavam o trabalho voluntário a decisão do que fazer. Quando da criação desta casa da sopa, a intenção era mesmo fundar um centro, o que aconteceu, em 04 de julho de 2024, com o nome de Grupo Assistencial Espírita Irmãos Armandinho & Rosalia. Mantemos as atividades existentes, organizamos a evangelização infantil, o estudo do evangelho segundo o espiritismo e passes para tratamento espiritual e grupo de estudo do magnetismo.
Fundou o Grupo Assistencial Espírita Bezerra de Menezes, em 29 de agosto de 2021, localizado na rua Gabriel Ferreira Baze, 2036, cuja denominação anterior era rua do Artista, Jardim Eldorado. Atualmente, faz parte da diretoria e desenvolve as atividades de distribuição de cesta básica, roupas, calçados e utensílios usados para famílias carentes. Aos sábados, distribui sopa para crianças e adultos e, nesse interim, realiza a evangelização cristã, para todos que lá participam.
Rodoprima Logística Ltda – Moção de Congratulação
Fundação e Início: A Rodoprima foi fundada em 2008, na cidade de Recife-PE, por Rafael Coelho. O primeiro escritório foi estabelecido em um posto de combustível à beira de uma rodovia, um espaço pequeno e simples que simbolizava a determinação e o desejo de vencer. Com muito trabalho e dedicação, a Rodoprima começou a conquistar clientes importantes, o que impulsionou seu crescimento e a necessidade de contratar mais colaboradores.
Expansão e Parcerias: Em 2016, percebendo o potencial de crescimento, Rafael convidou seu amigo Bruno Cortez para se juntar à sociedade da Rodoprima. Essa parceria se mostrou frutífera, levando à abertura de uma filial em Aparecida do Taboado-MS em 2017, a pedido de um cliente que havia feito uma fusão com outra indústria. Logo, a Rodoprima identificou Três Lagoas-MS como um grande polo industrial e econômico, levando à abertura de uma nova filial em 2018, onde me convidaram para ser o gerente.
Crescimento em Três Lagoas: No início, a filial de Três Lagoas começou pequena, com um armazém e poucos colaboradores. Graças ao trabalho bem-sucedido, novos clientes foram conquistados, o que levou à necessidade de ampliar a estrutura. Após alguns meses, a empresa alugou um segundo armazém e, posteriormente, um terceiro, impulsionando ainda mais o crescimento.
Participação na Sociedade: Em janeiro de 2021, Rafael e Bruno me convidaram para se tornar sócio da empresa, reconhecendo a importância de ter uma pessoa de confiança à frente da filial. Aceitando o desafio, juntos temos desenvolvido estratégias para fortalecer a Rodoprima e torná-la ainda maior.
Benefícios e Desenvolvimento de Colaboradores: A Rodoprima investe no desenvolvimento de seus colaboradores, implementando programas de capacitação e desenvolvimento. Os colaboradores em cargos de liderança têm acesso a cursos técnicos, graduação e pós-graduação, todos custeados pela empresa. Isso não apenas melhora as habilidades da equipe, mas também contribui para a retenção de talentos.
Atuação e Impacto: Atualmente, a Rodoprima atende aproximadamente 25 clientes em todo o Brasil e conta com cerca de 103 colaboradores diretos, sendo 84 localizados em Três Lagoas-MS. Além disso, a empresa movimenta mais de 1.000 empregos indiretos, incluindo caminhoneiros autônomos e oficinas. Com uma frota de cerca de 42 placas registradas no município, a Rodoprima também utiliza os serviços de manutenção preventiva e corretiva dentro do município, solidificando sua presença na região.
Visão Futuro: A Rodoprima continua a traçar um caminho de crescimento e inovação, com a ambição de expandir ainda mais sua presença no mercado e reforçar seu compromisso com a qualidade, a capacitação de colaboradores e a satisfação dos clientes. Com uma base sólida e uma equipe dedicada, a Rodoprima está bem posicionada para enfrentar os desafios futuros e alcançar novos patamares de sucesso.
Associação de Motociclistas “Insanos Moto Clube” – Moção de Congratulação
O Insanos Moto Clube (MC) vai além de um simples grupo de motociclistas, consolidando-se como uma verdadeira irmandade sobre duas rodas.
Fundado em 2015, com seu fundador o presidente Jonatas Kiss, o clube se baseia em princípios de segurança, lealdade e integridade, onde o compromisso ultrapassa as estradas, promovendo valores como fraternidade, respeito e solidariedade em cada encontro, viagem e desafio enfrentado.
Reconhecido como o maior moto clube do Brasil e do Mundo, o Insanos MC conta com mais de 20.000 mil integrantes, em 66 países. Mais do que uma irmandade, é uma comunidade de motociclistas comprometida com a excelência, a segurança e a camaradagem. A disciplina é um dos pilares centrais do clube, garantindo que todas as suas ações reflitam seus valores fundamentais.
Sua jornada é guiada por princípios inabaláveis: Deus, Família, Trabalho e Moto Clube, que fortalecem a união entre os membros e consolidam sua identidade. Alguns dos lemas do Insanos MC são claros e poderosos: “Respeito gera respeito”, “Um por todos, todos por um”, e “Fazer o bem sem olhar a quem”.
O clube compreende que o motociclismo não se resume à liberdade de rodar pelas estradas, mas também à responsabilidade de estender a mão ao próximo, fortalecer laços e contribuir para um mundo melhor por meio da união. A solidariedade é uma missão para o Insanos MC, manifestando-se por meio de inúmeras ações sociais, filantrópicas e beneficentes. O Moto Clube está sempre pronto para ajudar os irmãos dentro do MC e também aos que mais precisam, promovendo campanhas, arrecadações e eventos que impactam vidas de forma significativa. Afinal, ser Insanos, não é apenas pilotar com paixão, mas também viver com propósito.
Com propostas inclusivas, o Insanos MC se diferencia ao eliminar barreiras, tornando-se um espaço acolhedor para todos que compartilham seus ideais. O clube trabalha em vários segmentos, incluindo o apoio a pessoas com deficiências (PcDs), por meio de parcerias com Médicos do Mundo.
Também é atuante em causas como a proteção animal e outras áreas da sociedade que carecem de atenção, garantindo um ambiente onde ninguém fica para trás. Mais do que um moto clube, o Insanos MC é um movimento social que gera impactos positivos na sociedade. Suas ações solidárias e projetos inclusivos são a expressão de um compromisso inabalável com o bem-estar coletivo e a construção de um mundo mais justo e acolhedor.
“Ninguém Fica Para Trás” não é apenas um lema, mas a essência do Insanos MC. Com ousadia, respeito e união, seus membros seguem juntos, fortalecendo laços, criando histórias e transformando vidas.
Neste contexto, a Regional Três Lagoas do Insanos MC, que atualmente conta com 150 membros, tem se destacado pela atuação em projetos sociais, incluindo iniciativas em parceria com empresas da cidade, onde atua principalmente em forma de solidariedade e, entre outras ações solidárias. Um dos momentos marcantes foi a entrega de mais de 1 mil litros de leite, após uma festa de encoletamento na cidade de Três Lagoas, e mais de 500 ações sociais nos últimos quatro anos.
Seu compromisso com a responsabilidade social reforça o motociclismo como uma poderosa ferramenta de transformação e apoio às comunidades. O Moto clube é dividido por regiões, Três Lagoas onde fica a sede regional se compõe de mais seis cidades da região. Regional Três Lagoas onde o seu Comando Regional é composto pelo Comando Mancha com a seguinte diretoria: diretor regional, Jeferson; diretor operacional, Narciso; diretor administrativo, Portuga; diretor social, Junior e o de comunicação, Jaílton.
Seja nas estradas ou nas comunidades, o Insanos MC deixa sua marca de respeito e compromisso. Cada ronco de motor ecoa não apenas sua paixão pelo motociclismo, mas também sua determinação em fazer a diferença. Pertencer ao Insanos MC é mais do que integrar um moto clube; é carregar consigo um ideal de irmandade e generosidade. Insanos Moto Clube – onde a estrada os une, e a amizade e fraternidade os fortalecem!
Ana Paula Santos Belmonte (Projeto Estrelinha) – Moção de Reconhecimento
Nascida em 21.09.1995, na cidade de Praia Grande, Estado de São Paulo, filha de Elias João do Nascimento e Maria de Lourdes dos Santos Nascimento, escolheu Três Lagoas como residência e domicílio.
No município, criou o projeto social “Estrelinha do Novo Oeste”, que teve suas atividades iniciada em 01.03.2023, ministrando aulas de fitdance kids para dez (10) crianças.
Atualmente, oferece aulas gratuitas de balé, fitdance kids e danças urbanas, uma vez por semana, com duração de uma hora diária. O projeto já tem dois anos de existência, atendendo aproximadamente cinquenta (50) crianças e adolescentes, com idades entre 3 e 14 anos.
As crianças do projeto já participaram de eventos no município, como Festa Folclore e a Rua é Nossa, ganhando recentemente primeiro lugar, categoria estilo livre infantil, no Festival Corpo e Alma, 13ª Edição, realizado na cidade de Ilha Solteira, Estado de São Paulo, com a coreografia “Texas”.
A homenageada é uma das professoras do projeto, ministrando aulas em um estúdio construído na própria residência, com o auxílio de três professores voluntários, estabelecido no bairro Novo Oeste II, possuindo, assim, os requisitos necessários para recebimento da Moção de Reconhecimento pela Casa de Leis.Irene Marques Alexandria – Diploma de Honra ao Mérito “Antônio Trajano dos Santos”.




















