A unidade móvel do Ministério da Saúde, em parceria com a AgSUS e a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas (SMS), começou a atender pacientes já cadastradas na manhã desta sexta-feira, 28 de novembro. A carreta está instalada ao lado do poliesportivo da Lagoa e permanecerá na cidade por, pelo menos, 30 dias.
Esta é a primeira vez que um município do interior de Mato Grosso do Sul recebe a carreta nesta etapa — que também atenderá toda a Região da Costa Leste — ampliando o acesso a exames preventivos e diagnósticos de média complexidade para a saúde da mulher. Entre os serviços oferecidos estão mamografia digital, ultrassonografia mamária bilateral, exames transvaginais, colposcopia, biópsias, punção de mama, consultas médicas especializadas e teleconsultas.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Cassiano Maia, da secretária de saúde Juliana Salim, do presidente da câmara de vereadores Antônio Empke Junior – Tonhão, do analista de gestão da AgSUS, Vinicius Ramos, servidores e equipe de atendimento da saúde.
Em sua fala, o prefeito Cassiano Maia destacou a importância da ação para o município. “Grande conquista para Três Lagoas e Costa Leste, pois essa carreta vai permitir identificar pequenas lesões, principalmente de câncer, para já iniciar o tratamento — garantindo assim a prevenção, que é o melhor remédio para qualquer doença.”
Juliana Salim salientou o caráter inovador da iniciativa e lembrou dos recentes reconhecimentos em saúde que a cidade recebeu, como a erradicação da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites, além do destaque nacional de Três Lagoas em acesso à saúde e cobertura vacinal.
Para Tonhão, a abertura de novos serviços de saúde atende a pedidos frequentes de munícipes, pois, segundo ele, “questões de saúde” estão entre as principais solicitações em seu gabinete, e a carreta da SMS representa a concretização dessas demandas.
Já Vinicius Ramos, da AgSUS, reforçou o significado da carreta para a região. “É um passo importante para Três Lagoas e Costa Leste, pois a carreta trabalha da consulta à prevenção.”



