Iniciativas promovem qualificação profissional e valorizam a cultura local, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável da comunidade
A Arauco lançou, na última quinta-feira (27), a exposição fotográfica “Sabores, Histórias e Memórias” e anunciou o calendário 2026 de cursos profissionalizantes. O evento aconteceu na Casa Arauco, no centro de Inocência, e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Prefeitura Municipal.
As ações têm como objetivo ampliar o acesso à qualificação para o mercado de trabalho e valorizar a identidade cultural da região, reafirmando o compromisso da Companhia com o desenvolvimento social e econômico local.
Exposição Fotográfica
A mostra reúne trabalhos produzidos pelos alunos do curso “Fotografia de Bolso: fotografe, edite e compartilhe com celular”, realizado em parceria com o Senac e direcionado a estudantes das escolas municipais de Inocência e do distrito de São Pedro. A iniciativa estimulou a criatividade e o olhar artístico dos jovens para a fotografia.
A exposição estará aberta ao público até 5 de dezembro, na Casa Arauco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Durante esse período, os visitantes poderão votar na sua foto favorita entre as 22 imagens participantes. Quem não puder comparecer, poderá acessar as fotos e votar online pelo link divulgado nas redes socias entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro.
Cada pessoa poderá votar apenas uma vez. Os dois autores das fotos mais votadas receberão um iPhone 16 como prêmio. A entrega acontecerá no dia 6 de dezembro, durante a festa de lançamento do projeto Natal dos Sonhos, na Casa Arauco (Av. Três Lagoas, nº 199, Centro, Inocência).
Agenda de Cursos Profissionalizantes
Desde setembro, a Arauco, em parceria com o Senac, vem oferecendo cursos gratuitos para moradores de Inocência e do distrito de São Pedro, com foco na qualificação profissional e no estímulo ao empreendedorismo. Até agora, além do curso de fotografia, foram realizados treinamentos como “Atendimento e Recepção em Hospitalidade”, “Camareira – Técnicas de Limpeza e Arrumação” e Higiene e Manipulação de Alimentos.
- Os cursos acontecerão até junho de 2026
- Cursos voltados para Inocência e o distrito de São Pedro
- Total de vagas: 1.260
- Carga horária total: 10.091 horas
Para 2026, está programado mais de 20 cursos, distribuídos em seis áreas:
- Gastronomia: produção de salgados, pizzas e marmitas gourmet
- Beleza: cabeleireiro, design de sobrancelha, manicure e pedicure
- Saúde e Segurança: cuidador de idosos
- Gestão e Comércio: operador de caixa
- Turismo e Hospitalidade: técnicas de recepção, atendimento e camareira
- Tecnologia: informática, Excel e Business Intelligence com Power BI
Todos os cursos são gratuitos e com objetivo de rápida formação, com carga horária de até 96 horas, e abertos para diversas idades. Caso não atinjam o número de inscrições, os cursos podem sofrer alterações.
Investimento no Potencial de Inocência
Para Theófilo Militão, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco, a chegada da companhia à região vai muito além da construção da fábrica. “A Arauco tem um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento social sustentável da comunidade. Esta parceria com o Senac é a materialização desse compromisso. Queremos oferecer ferramentas concretas para que a população se capacite, diversifique sua renda e tenha novas oportunidades no futuro. Investir em educação é investir no potencial de Inocência”.
Sobre o Projeto Sucuriú
O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.
Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.
Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.
Sobre a Arauco Brasil
No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.
As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).
Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.







