No jogo de volta da semifinal, o Vasco venceu o Fluminense nos pênaltis no Maracanã e avançou à final da Copa do Brasil.
Após derrota por 1 a 0 no tempo regulamentar, o Cruz-Maltino viu o goleiro Léo Jardim brilhar da disputa por pênaltis com duas defesas e vai à decisão pela segunda vez em sua história.
Na final, o Vasco vai enfrentar o Corinthians, que eliminou o Cruzeiro neste último domingo, também nos pênaltis. O primeiro capítulo da decisão está marcado para a próxima quarta-feira (17), a partir das 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. A volta será no domingo (21), às 18h30 (de Brasília), no Maracanã.
O Jogo
Mesmo com a vantagem conquistada no jogo de ida, o Vasco tomou a iniciativa do confronto desde o apito inicial. Em apenas 12 minutos, o goleiro Fábio já havia feito duas excelentes intervenções.
Entretanto, foi o Fluminense quem abriu o placar no Maracanã. Por volta dos 35 minutos, Canobbio foi no fundo e cruzou para o atacante Everaldo. O camisa 9 do Tricolor acertou a trave, e, no rebote, Paulo Henrique marcou contra após tentativa de afastar o perigo.
Mesmo após o gol sofrido, o Vasco seguiu em cima do Fluminense. Antes do intervalo, Rayan chegou a superar o goleiro Fábio, mas Thiago Silva afastou a bola para longe. Nos acréscimos, Rayan voltou a tentar em cobrança de falta, mas o goleiro do Tricolor realizou mais uma intervenção.
Na metade final, o Fluminense teve a chance do segundo gol após saída errada de Cauan Barros, mas Lucho Acosta finalizou fraco nas mãos de Léo Jardim. No lance seguinte, Rayan voltou a parar em Fábio após passe de Andrés Gómez.
Aos 8 minutos, Rayan parou em Fábio pela quarta vez na noite. Em cruzamento milimétrico de Puma Rodríguez, a joia do Cruz-Maltino cabeceou com precisão e o goleiro Tricolor defendeu mais uma vez.
Após um período de domínio do Vasco, o Fluminense passou a ter o controle da posse de bola e figurar com mais frequência no campo ofensivo. No último lance da partida, John Kennedy mandou a sobra de bola por cima do gol de Léo Jardim, desperdiçando a chance de classificação do Tricolor no tempo regulamentar.
Após empate em 2 a 2 no confronto de 180 minutos, o clássico carioca seguiu para a definição nos pênaltis. Após acerto de Thiago Silva na abertura das cobranças pelo lado do Flu, Vegetti parou em Fábio na primeira tentativa do Vasco.
Na cobrança seguinte, John Kennedy bateu cruzado e viu Léo Jardim voar para fazer a defesa. Após uma série de acertos, Canobbio cobrou no meio do gol e Léo Jardim, parado, fez mais uma intervenção. No pênalti derradeiro, Puma Rodríguez deslocou Fábio e sacramentou a classificação do Vasco para a final da Copa do Brasil.
(*) Rafael de Souza




