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terça-feira, 16 de dezembro de 2025

IFMS promove intercâmbios para reforçar formação global de estudantes

Ações de mobilidade internacional garantem a estudantes vivências no Canadá e trocas culturais com jovens do Quênia

Em sua primeira viagem internacional, a estudante do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Talita Mendonça Marques, teve o sol de Toronto, no Canadá, como cenário de dias inesquecíveis. A jovem, que cursa Licenciatura em Computação no Campus Jardim, foi uma das selecionadas para fazer um intercâmbio na maior cidade canadense.

“A experiência está sendo literalmente mágica, porque tudo era só no campo das ideias, da imaginação. Vivenciar tudo isso é muito divertido”, descreveu a estudante nos últimos dias do intercâmbio.

No Canadá, ao contrário dos países tropicais, os dias são mais longos (em algumas épocas escurece só às dez da noite). E longas também foram as conexões que Talita fez. As descobertas e amizades construídas nas duas semanas de intercâmbio venceram o desafio de se comunicar em outro idioma e diante de uma cultura tão diferente da nossa.

“Se não fosse o apoio do IFMS, eu não teria nenhuma condição de estar aqui. A gente não precisou quebrar a cabeça com a parte burocrática, só está vivendo a experiência, e ela está sendo incrível”, celebrou.

Para que familiares, amigos e curiosos pudessem acompanhar cada passo de Talita no Canadá, a jovem criou um perfil no Instagram onde fez relatos diários das experiências vividas em Toronto.

Giovani Pesoti Feltrin, estudante do curso técnico em Informática do Campus Ponta Porã, viveu sentimento parecido. Outro ‘calouro’ em viagens internacionais, o jovem explicou, ainda em terras canadenses, que todos os momentos da imersão cultural em Toronto foram de aprendizado.

“Estou em situações que me fazem agir de forma diferente, experimentar novas comidas, conhecer lugares que para mim eram estranhos, além de conviver com outras nacionalidades”, comentou na ocasião.

O estudante fez questão de absorver o máximo possível da vivência. “Estou tentando me abrir para uma nova cultura e um novo jeito de pensar, mais do que tentar implementar algo que já estou acostumado”, finalizou.

Partiu Canadá 

No total, 13 estudantes e dois servidores do IFMS participaram do intercâmbio de curta duração em Toronto. Entre os dias 22 de novembro e 5 de dezembro, o grupo participou de uma série de atividades com foco no aprimoramento da língua inglesa e na vivência intercultural.

A ação foi organizada pela Assessoria de Relações Internacionais (Asint), ligada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que selecionou os estudantes por meio do Edital nº 60/2025 e os servidores por meio do Edital nº 70/2025.

Ao todo, o IFMS disponibilizou cerca de R$ 300 mil para custear o intercâmbio para dez estudantes e dois servidores, recurso que foi repassado à instituição pela deputada federal Camila Jara, por meio de uma emenda parlamentar individual. Dois estudantes, um de Campo Grande e outro de Ponta Porã, tiveram as despesas pagas pelos respectivos campi. E um estudante, também do campus da capital, participou da atividade com recursos próprios.

Para Tânia Sasaki, assessora de Relações Internacionais do IFMS, o intercâmbio amplia a formação ao permitir que estudantes vivenciem outras culturas, aprimorem competências linguísticas e fortaleçam a autonomia.

“Essa ação democratiza o processo de internacionalização enquanto estratégia pedagógica, pois beneficia estudantes de baixa renda com alto coeficiente de rendimento. Foi uma ação baseada na crença que a internacionalização pode ser inclusiva evitando que seja privilégio de poucos”.

A assessora destaca que ações de mobilidade internacional fazem parte de uma política institucional que busca preparar estudantes para atuar de maneira crítica, global e colaborativa.

“O IFMS entende que a internacionalização não é apenas um destino, mas um processo contínuo de aprendizagem, que promove estímulos permanentes ao pensamento crítico, à flexibilidade intelectual e à capacidade de analisar e comparar diferentes contextos”.

Para  a estudante Talita, as visitas técnicas foram um dos pontos altos da experiência internacional. 

“A arquitetura é linda, mas eu amei demais as visitas aos colleges e universidades, para saber os tipos de programas que ocorrem no Canadá. Consigo visualizar nesses lugares tudo aquilo que o próprio IFMS faz, o investimento na educação, na acessibilidade. A parte tecnológica é o que mais me encanta”, analisou a estudante ainda no Canadá.

Giovani avalia que o apoio do IFMS foi decisivo para que o intercâmbio se concretizasse. “Nos foi dado apoio suficiente para a viagem ser executada”. Mas, para ele, o maior aprendizado está na autonomia. “Às vezes você tem que fazer acontecer, independentemente de saber ou não. É isso que estou levando”, afirmou.

IFMS promove intercâmbios para reforçar formação global de estudantes
Intercâmbio com estudantes do Quênia foi on-line, mas rico de trocas culturais (Foto: Acervo Pessoal)

Conexão com o Quênia 

Outra iniciativa de mobilidade acadêmica internacional é desenvolvida em parceria com a Universidade Jaramogi Oginga Odinga University of Science and Technology (JOOUST, na sigla original), do Quênia, intermediada pela Global Peace Foundation.

Desde junho, 40 estudantes — 19 do IFMS, fluentes em língua inglesa, e 21 da instituição queniana — participam de encontros mensais on-line para troca de experiências culturais sobre meio ambiente, educação e cultura. A atividade resultou na produção conjunta de materiais com potencial de publicação e ações nas comunidades locais.

A coordenação da ação no IFMS é das professoras de Língua Inglesa Mariana Nunes, do Campus Jardim, e Mônica Pestana, do Campus Ponta Porã.

O projeto, segundo Mariana, começou com a apresentação dos sistemas educacionais dos dois países e a criação de perfis dos participantes em uma plataforma colaborativa. Nos encontros seguintes, os estudantes compartilharam músicas, culinária típica, fatos históricos e realizaram quizzes e rodas de conversa em pequenos grupos.

Questões éticas e relacionadas à cidadania também foram abordadas, com o debate de temas como violência escolar, meio ambiente e o significado de ser um bom cidadão. O desenvolvimento de atividades criativas buscou estimular a empatia e o pensamento crítico nos participantes.

“Mais do que uma troca acadêmica, o intercâmbio fortaleceu a convivência ética e o respeito intercultural, promovendo a construção de pontes entre realidades diferentes e preparando os estudantes para atuarem como lideranças globais”, explica Mariana.

Ao final, os grupos elaboraram um manifesto coletivo que será publicado na revista mensal da Global Peace Foundation.

Mais informações sobre os intercâmbios realizados pelo IFMS podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

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