Convocados deverão fazer a matrícula on-line entre os dias 12 e 16 de janeiro. Saiba quais documentos deverão ser anexados
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quinta-feira, 18, a primeira chamada do Exame de Seleção 2026, com a convocação para matrícula nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
A diretora de Educação Básica do IFMS, Glaucia Vasconcelos, explica que os candidatos são convocados com base no resultado final da prova, divulgado ontem, levando-se em conta as inscrições em ampla concorrência e cotas.
“Os 20 primeiros colocados ocupam 50% das vagas, independentemente do tipo de vaga para o qual está inscrito, se na ampla concorrência ou por ações afirmativas. As outras 20 vagas são distribuídas entre os primeiros colocados de cada cota, seguindo os critérios de reserva de vagas para os candidatos que vieram de escola pública”, esclarece.
Na primeira chamada, segundo a diretora, aparecem apenas os nomes dos convocados para matrícula. Os candidatos em lista de espera serão divulgados no dia 23 de janeiro, data em que também está prevista a publicação da segunda chamada.
No caso dos cursos em o número de inscritos foi menor do que o número de vagas ofertadas, todos os candidatos estão convocados para a matrícula. São eles:
- Técnico em Edificações – Tarde (Aquidauana)
- Técnico em Agropecuária – Tarde (Nova Andradina)
- Técnico em Informática – Tarde (Ponta Porã)
As vagas remanescentes (que sobraram) desses cursos poderão ser ocupadas, preferencialmente, por candidatos inscritos em outro curso no mesmo campus. Para isso, será preciso manifestar interesse pela vaga fazendo a solicitação de matrícula entre 12 e 16 de janeiro.
A primeira chamada está publicada na Central de Seleção do IFMS.
Matrículas
Os convocados deverão se matricular no Sistema de Matrículas do IFMS entre os dias 12 e 16 de janeiro
Aqueles que não têm acesso à internet poderão ir até o campus do IFMS para fazer a matrícula on-line, nos endereços e horários de atendimento da unidade.
Deverão ser anexados ao sistema os seguintes documentos:
- Histórico Escolar do ensino fundamental ou equivalente;
- documento oficial de identificação com foto (caso o convocado seja menor de 18 anos, deverá ser anexado também um documento oficial com foto do responsável legal);
- documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, no caso dos candidatos do sexo masculino;
- uma foto atual digital 3×4 ou selfie;
- Declaração de Vacinação Atualizada (DVA);
- documentos exigidos no Anexo III do edital, no caso de candidatos beneficiários de Ação Afirmativa (cotas); e
- laudo médico, acompanhado do respectivo formulário de entrega (Anexo V do edital) preenchido e assinado, para candidato beneficiário da Ação Afirmativa (cotas) para pessoa com deficiência.
Os procedimentos e a lista completa de documentos para a matrícula estão disponíveis no edital da primeira chamada.
Exame de Seleção 2026
Por meio do Edital nº 058/2025, foram ofertadas 1.840 vagas em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio em dez municípios, com início das aulas em fevereiro de 2026.
Neste tipo de curso, o estudante faz os três anos do ensino médio e, ao mesmo tempo, cursa disciplinas específicas do ensino técnico. Ao final, é possível ingressar no mundo do trabalho e/ou em um curso superior.
Para tirar dúvidas sobre o Exame de Seleção 2026, o contato é [email protected].
O hotsite do Exame de Seleção 2026 reúne todas as informações sobre o processo seletivo.





