O fim de ano chegou acelerando o movimento na rodoviária de Três Lagoas. Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, o fluxo de passageiros aumentou cerca de 60%, refletindo o tradicional período de viagens, reencontros familiares e férias escolares.

Segundo Beatriz Santos, funcionária de uma empresa de viação que opera principalmente a rota para São Paulo, as vendas de passagens tiveram crescimento expressivo. “Desde o começo do mês, as vendas aumentaram em torno de 50%. A empresa está operando com ônibus oficiais e já foi necessário colocar veículo extra para atender à demanda”, explicou.

O aumento, no entanto, varia conforme o destino. Em outra empresa que atende rotas dentro de Mato Grosso do Sul e região, o crescimento foi mais moderado. Conforme informou o funcionário, Jones Gonzaga Pereira, o volume de passageiros subiu cerca de 10%. “Atualmente trabalhamos com seis ônibus, com possibilidade de abrir linhas extras, caso a demanda aumente nos próximos dias”, destacou.

EMOÇÃO NA BAGAGEM
Entre malas, bilhetes e despedidas, as histórias pessoais dão o tom do período. A diarista Valdenize Alves da Costa, de 43 anos, embarcou nesta terça-feira (23), ao lado do filho de 16 anos, rumo a Santa Helena de Goiás (GO). Para ela, este Natal terá um significado especial.

“Vou rever minha mãe depois de dois anos sem vê-la e ainda vou conhecer meu netinho, filho do meu caçula”, contou emocionada. “É uma viagem cheia de alegria e emoção.”

SEGURANÇA TAMBÉM ENTRA NA LISTA DE VIAGEM
Com muitas casas vazias durante o período, as Polícias Civil e Militar reforçam orientações básicas de segurança para quem vai viajar. Medidas simples podem evitar transtornos e prejuízos.

Entre as principais recomendações, estão:
• Pedir a alguém de confiança para olhar a casa durante a ausência;
• Trancar bem portas e janelas, principalmente as dos fundos;
• Evitar comentar com estranhos que irá viajar;
• Não deixar objetos do lado externo que possam ser usados em arrombamentos;
• Retirar aparelhos eletrônicos da tomada e fechar registros de água e gás;
• Combinar com vizinhos de confiança para observar movimentações suspeitas.
A Polícia Civil ainda orienta que moradores, inclusive de condomínios, mantenham rotina de segurança, invistam em iluminação automática, alarmes e câmeras, e utilizem grupos de vizinhança para troca rápida de informações.
Com rodoviária cheia, malas prontas e corações ansiosos, Três Lagoas vive mais uma vez o intenso vai e vem típico do fim de ano, período em que a cidade se despede temporariamente de muitos, enquanto outros chegam carregando histórias, saudade e esperança.

Por: Pollyanna Eloy




