Convocados devem fazer a matrícula on-line até sexta-feira, 16. Saiba quais documentos anexar ao sistema
Os candidatos selecionados e convocados para ingresso em cursos presenciais de Espanhol, Inglês e Libras, que serão oferecidos pelo Centro de Idiomas (Cenid) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a partir deste semestre, já podem fazer a matrícula on-line. O prazo seguirá aberto até sexta-feira (16).
Para acessar o Sistema de Matrícula do IFMS é preciso ativar o login informando o CPF, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção. Após isso, o acesso é liberado com uma senha enviada para o e-mail do candidato.
Ao entrar no sistema, é preciso conferir as informações da convocação [curso, campus e chamada] e, se estiver tudo correto, basta clicar em “Solicitar Matrícula”.
Outro passo obrigatório é o preenchimento do Questionário Socioeconômico, pré-requisito para concluir a solicitação. Na sequência, o sistema permitirá a atualização dos dados pessoais e o envio da documentação exigida.
Devem ser anexados ao sistema documentos como o comprovante de escolaridade mínima, documento oficial com foto, foto digital 3×4 ou selfie recente. Todos os arquivos devem ser enviados de forma digital e em boa qualidade.
Após anexar todos os documentos, o candidato deverá clicar em “Salvar e Finalizar”. Ao final do processo, será gerado um comprovante de solicitação de matrícula.
O IFMS reforça que a matrícula garante apenas a expectativa de vaga, que será confirmada após a análise da documentação enviada.
Caso sobrem vagas, a segunda chamada será pulicada no dia 23 de janeiro, com matrícula de 26 a 30. A previsão é que as aulas tenham início no dia 9 de fevereiro.
O Edital nº 79/2025, com todas as regras do processo seletivo e a 1ª chamada com a convocação para a matrícula, está publicado na Central de Seleção do IFMS.
Seleção
Foram ofertadas 318 vagas para cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Espanhol, Inglês e Libras, com turmas iniciantes e em andamento, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.
Organizados em duas etapas: básico (níveis I, II e III) e intermediário (níveis IV, V e VI), os cursos têm duração total de seis semestres e certificação nacional de competência linguística ao final.
Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas para [email protected].
(*) Comunicação IFMS


