34.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Inscrições para especializações do IFMS seguem abertas

São 290 vagas para os cursos de Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de Ensino de Ciências e Matemática

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) nas áreas de Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de Ensino de Ciências e Matemática.

As inscrições para as vagas no curso de Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica seguem até o próximo domingo, 25, enquanto para o curso de Ensino de Ciências e Matemática, o prazo se estende até o dia 31 de janeiro.

Ao todo, são 290 vagas em cursos presenciais distribuídas em seis campi: Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2026.

A oferta se dá por meio de três editais de seleção, todos disponíveis na Central de Seleção do IFMS:

  • Edital nº 087/2025 – Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Corumbá, Naviraí e Três Lagoas);
  • Edital nº 088/2025 – Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Campo Grande, Nova Andradina e Ponta Porã);
  • Edital nº 089/2025 – Ensino de Ciências e Matemática (Campo Grande).

Inscrições 

São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção. Os interessados devem preencher os dados solicitados, indicando curso e campus de interesse, assim como opção pela participação nas vagas de ações afirmativas (cotas), se for o caso.

O sistema irá gerar um número de inscrição, que deverá ser guardado para o acompanhamento das etapas posteriores.

A seleção será realizada por sorteio eletrônico nos campi Campo Grande, Nova Andradina e Ponta Porã.

Para Corumbá, Naviraí e Três Lagoas, os candidatos serão selecionados por meio da análise do Currículo Lattes, considerando critérios como área de formação, atuação profissional e produção acadêmica.

Mais informações sobre as seleções podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica 

São 240 vagas para a especialização, sendo 40 em cada campus. O curso é voltado a portadores de diploma de nível superior em qualquer área de formação.

A carga horária do curso é de 360 horas de atividades, acrescidas de 60 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A duração varia de 12 a 18 meses, conforme o campus.

As aulas são presenciais, em dias e horários definidos nos editais de cada campus, com início previsto a partir de março de 2026.

Ensino de Ciências e Matemática 

Com 50 vagas, a especialização é presencial e oferecida em Campo Grande.

O curso é voltado a quem possui diploma do ensino superior (licenciatura ou bacharelado) em Ciências (Química, Física ou Biologia), Matemática ou Pedagogia, com prioridade para licenciados que atuam na educação básica.

A carga horária total do curso é de 360 horas, acrescidas de 40 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A duração prevista é de 18 a 24 meses.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.