Projeto musical usa IA como ferramenta criativa para provocar reflexões sobre aparência perfeita, ausência emocional e autenticidade na música contemporânea
Helena do Vale é um projeto musical que usa inteligência artificial para cantar histórias humanas e levanta debate sobre aparência perfeita e ausência emocional. Para dar voz e personalidade às composições, Flávio Fernandes, apostou em uma curadoria digital cuidadosa e criou não só as canções para Helena do Vale, como a projetou. Um experimento artístico tecnológico que traz para a cultura pop o uso de IA com toda a sensibilidade humana, pela letra. A música representada por Helena do Vale não substitui artistas — ela provoca uma conversa atual sobre como a inteligência artificial está entrando na música.
De acordo, com Flávio, que tem outros projetos para diversas composições, Helena do Vale é uma identidade artística criada para contar histórias populares e emocionais usando a inteligência artificial como ferramenta criativa. O projeto é assumidamente tecnológico, porém com curadoria humana em letra, conceito e narrativa.
O compositor já tem novas apostas para outros estilos. Flávio une a paixão pela música a sua experiência com tecnologia e automação.
Letra
A música, Fachada de Luxo, traz uma história humana e real com a tecnologia como meio para falar de um “homem perfeito” apenas na aparência — bonito, correto, mas incapaz de se cuidar emocionalmente. Esse contraste dialoga diretamente com o debate atual sobre IA: imagem impecável x profundidade real.
“Ele é nota dez na aparência, mas nota zero na assistência”, diz a letra.
Um debate atual, especialmente entre mulheres que estão em busca de parceiros, mas se deparam com propaganda enganosa e fake news para o coração.
“A IA executa, mas toda visão é humana”, avisa Flávio, que complementa dizendo que Helena do Vale não é uma personagem artística, assim como avatares virtuais e influencers digitais. Ele garante que o sentimento que a música provoca em cada um, não vem do algoritmo.
Para ouvir Helena do Vale, acesse:


