89,8% dos estudantes e docentes indicam o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), que faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), segue fortalecendo suas práticas de formação profissional a partir da escuta da comunidade hospitalar. Dados da edição mais recente da Pesquisa de Satisfação do Ensino (PSE) demonstraram uma alta avaliação positiva de estudantes e docentes em relação à formação profissional. O levantamento foi realizado entre outubro e dezembro de 2025 e consolidado neste primeiro mês de 2026.
O Humap-UFMS contou com o total de 149 respostas, sendo 92 estudantes — entre residentes, graduandos e alunos do ensino técnico — e 57 professores e preceptores. Os resultados revelaram que 89,8% indicam o Hospital, enquanto 73,9% avaliaram o ensino junto à assistência como positivo. Outro indicador relevante aponta que 68,2% consideram o Hospital um bom cenário de prática. Já o índice de atribuição de notas entre 7 e 10 foi registrado por 72,8% dos participantes.
Para a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Melo, a PSE é um instrumento estratégico para qualificar continuamente a formação profissional nos 45 hospitais da Rede Ebserh, fortalecendo a gestão participativa e o aprimoramento permanente do ensino. “Seus resultados evidenciam a excelência dos hospitais universitários como cenários de prática e orientam decisões baseadas em evidências. Trata-se de uma ferramenta essencial para integrar assistência, ensino, pesquisa e inovação com qualidade e compromisso público, além de ser a base para a construção do plano de melhoria para a área do ensino”, destacou.
O gerente de Ensino e Pesquisa do Humap-UFMS, Oleci Frota, reforça que os resultados reafirmam o compromisso institucional com a formação de profissionais da saúde, pautado na escuta qualificada dos envolvidos no processo de aprendizagem. “A Pesquisa de Satisfação do Ensino é fundamental para avaliarmos nossas práticas, reconhecermos avanços e identificarmos oportunidades de melhoria, sempre com foco na qualidade da formação e no fortalecimento do Humap-UFMS como cenário de prática”, afirmou.
A PSE avalia aspectos relacionados a quatro eixos principais: infraestrutura hospitalar (espaços físicos, recursos, limpeza e tecnologia); serviços e cenários de prática (organização dos serviços assistenciais, acolhimento, fluxos e quantitativo de casos clínicos); preceptoria (apoio, participação, orientação e disponibilidade); e formação profissional (estágios, conhecimento adquirido na assistência, além da oferta de projetos de pesquisa e extensão).
Resultados nacionais
A Pesquisa de Satisfação do Ensino é conduzida pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DEPI) em parceria com a Ouvidoria-Geral da Ebserh e contou com a participação de 8.382 pessoas, entre alunos de graduação, do ensino técnico e residentes (5.216), além de professores e preceptores (3.166).
Entre os principais resultados obtidos em âmbito nacional, 93,9% indicaram os hospitais da Rede Ebserh, e o nível de satisfação das instituições como cenário de prática foi de 72,7%. Além disso, 85% dos participantes afirmaram ter tido boa experiência de aprendizado junto à assistência ao paciente, e 79% atribuíram notas entre 7 e 10 aos hospitais.
O ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique Rezende, ressaltou que a Pesquisa representa um avanço importante para a consolidação de uma gestão coletiva e comprometida com a democratização das relações nos hospitais universitários federais. “Esse conjunto de informações favorece a adoção de decisões mais assertivas, contribuindo para o aprimoramento contínuo do ensino, da pesquisa e da inovação”, concluiu.
A Pesquisa de Satisfação do Ensino é realizada anualmente desde 2019. Os resultados desta edição e das anteriores podem ser conferidos no painel interativo da Ebserh, disponível no link: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMDA1OTFlODAtZGU4OC00ZmUwLTlhYjQtNjJhNWYxNDJjZTRhIiwidCI6IjY0ZDM0ZGRkLWFmZjAtNGQ5NS1iN2YxLTA3MzRhNWM4NDVlNSJ9
Sobre a Ebserh e o Humap-UFMS
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 45 hospitais universitários federais em todo o país. As unidades atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenham papel estratégico na formação de profissionais de saúde, no ensino, na pesquisa e na inovação.
O Humap-UFMS/Ebserh é referência em assistência de média e alta complexidade em Mato Grosso do Sul, integrando a rede de atenção à saúde do estado e contribuindo diretamente para a qualificação do cuidado prestado à população.



