34.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Compras online impulsionam setor de entregas e transformam MEIs em Três Lagoas

A alta do comércio online impulsiona abertura de microempresas no segmento de serviços de malote e entregas no município

Por: Nathália Santos

Três Lagoas acompanha uma mudança significativa no perfil dos microempreendedores individuais (MEIs) ao longo de 2025, refletindo uma tendência estadual impulsionada pelo crescimento das compras online. Dados do Sebrae/MS e da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) mostram que, de um quadrimestre para o outro, o setor de entregas e serviços de malote passou a liderar as novas formalizações, impactando diretamente o cenário econômico do município.

No primeiro quadrimestre de 2025, Três Lagoas registrou 989 aberturas de MEIs, aparecendo em terceiro lugar no ranking estadual, atrás apenas de Campo Grande, com 8.713 registros, e Dourados, com 2.007.

Compras online impulsionam setor de entregas e transformam MEIs em Três Lagoas

Naquele período, a principal atividade econômica entre os novos microempreendedores da cidade foi o transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças. Em nível estadual, a tendência predominante era o setor de serviços de malote não realizados pelo correio nacional.

PERFIL

Já no segundo quadrimestre de 2025, o perfil mudou de forma mais evidente. Mato Grosso do Sul passou a contar com 219.905 MEIs ativos, sendo 17.056 novas constituições apenas nesse período. O segmento de serviços de malote não realizados pelo correio nacional se consolidou como a principal atividade econômica do estado, fenômeno que também se refletiu em Três Lagoas.

No ranking de aberturas do segundo quadrimestre, Três Lagoas registrou 825 novos MEIs, novamente figurando entre os municípios com maior número de formalizações. Campo Grande liderou com 7.915 aberturas, seguida por Dourados, com 1.826.

Em todas essas cidades, a principal atividade econômica foi o serviço de malote, ligado diretamente ao trabalho de entregadores que atuam em plataformas como Shopee, Amazon e Mercado Livre, um reflexo direto do aumento do volume de compras online pela população.

Outros municípios também se destacaram no período, como Ponta Porã, com 480 novas empresas, e Corumbá, com 431, ambos com predominância do comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

SETOR EM CRESCIMENTO ACELERADO

O avanço do setor de entregas em Mato Grosso do Sul é expressivo. Atualmente, o estado conta com 3.986 MEIs formalizados na atividade de serviços de malote, segundo levantamento do Sebrae/MS realizado em janeiro. Em 2021, eram apenas 435 registros.

O número subiu para 646 em 2022, 1.082 em 2023, 2.072 em 2024 e praticamente dobrou novamente em 2025, representando um crescimento de 816% em quatro anos.

De acordo com o levantamento da Jucems, o setor de Serviços lidera entre os MEIs ativos no estado, com 140.455 registros, o equivalente a 63,33% do total. No segundo quadrimestre de 2025, os serviços de malote lideraram as formalizações, com 1.673 novos registros.

Os dados também apontam que, considerando atividades principais e secundárias, o setor de Transporte, Armazenagem e Correios ocupa a segunda posição, somando 3.993 microempreendimentos.

Tanto em Três Lagoas, como em todo MS, o crescimento do setor de entregas mostra a adaptação dos microempreendedores às novas dinâmicas de consumo e evidencia o papel do e-commerce na geração de renda e oportunidades.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.