30.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Jornada Formativa da REE termina nesta sexta-feira

Formação mobiliza educadores da REE/MS desde o início da semana e reforça o planejamento pedagógico para o Ano Letivo 2026

A Jornada Formativa 2026 da REE (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) entra em sua etapa final e se encerra nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro.

Realizada entre os dias 3 e 6, a formação reuniu professores, coordenadores pedagógicos, diretores e gestores escolares com o objetivo de alinhar diretrizes, fortalecer o planejamento pedagógico e qualificar as práticas de ensino para o início do ano letivo.

Planejamento coletivo

A proposta parte do entendimento de que a formação docente é um processo permanente e diretamente conectado à prática em sala de aula e às necessidades reais da escola.

Organizada como um percurso articulado de formação continuada, a Jornada foi estruturada em quatro dias de trabalho, com momentos de acolhimento, estudo coletivo, análise de documentos, discussão de metodologias, avaliação e planejamento.

Para o professor de História da Escola Estadual Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira, Edgar Raimundo Pereira Delmondes, a Jornada Formativa é fundamental para garantir mais segurança e clareza no trabalho pedagógico ao longo do ano.

Segundo ele, o contato com as diretrizes da rede, os documentos orientadores e os critérios de avaliação contribui diretamente para a prática docente.

“Esse momento de encontro, de troca com a coordenação e a direção, nos dá mais tranquilidade para começar o ano sabendo onde estamos e onde queremos chegar. A formação fortalece nosso trabalho e melhora a qualidade do processo de ensino e aprendizagem”, avalia o professor Edgar.

Organização da equipe escolar

A coordenadora pedagógica da EE Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito), Cristiane Zorzatto também destaca a importância da Jornada como um espaço estratégico de alinhamento com o corpo docente.

Para ela, o período é essencial para discutir organização curricular, planejamento, avaliação e metodologias que irão orientar o trabalho ao longo de 2026.

“É um momento primordial para conhecer os professores, alinhar práticas e garantir que todos caminhem na mesma direção, aumentando as chances de sucesso no desenvolvimento das ações pedagógicas da escola”, afirma Cristiane.

Na avaliação da diretora Fernanda Bucallon, diretora da Tito, iniciar o ano letivo com a Jornada Formativa contribui para que a rotina escolar transcorra de forma mais tranquila e organizada.

Ela ressalta o caráter de escuta, envolvimento e engajamento da equipe, além da qualidade dos materiais de apoio disponibilizados ao longo dos últimos anos.

“Esse momento torna o início do ano mais leve e possibilita um estudo mais qualitativo. Isso reflete diretamente nos primeiros dias de aula, que se tornam mais acolhedores para os alunos”, destaca a diretora Fernanda.

Compromisso com os estudantes

A Jornada Formativa 2026 reafirma o compromisso da REE (Rede Estadual de Ensino) com uma Educação Pública de qualidade, baseada no fortalecimento do trabalho coletivo, no planejamento pedagógico e na melhoria contínua das práticas educacionais.

Com o encerramento da formação nesta sexta-feira (6), as unidades escolares finalizam seus planejamentos para receber os estudantes.

O início das aulas na REE/MS está marcado para segunda-feira, dia 9 de fevereiro.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.