No dia 06 de fevereiro de 2026, por volta das 12h30min, no km 4 da BR-262, no município de Três Lagoas, foi abordado o veículo VW/24.260 CRM 6×2, cor cinza, placas de Jardim/MS, conduzido por um motorista profissional de 47 anos.
Após análise dos documentos fiscais e durante os procedimentos de fiscalização, constatou-se que o compartimento de carga de carroceria fechada estava completamente carregado com mercadorias diversas, de provável origem estrangeira. O condutor declarou que desconhecia que a carga tinha procedência internacional, não possuía comprovante do pagamento dos impostos de importação, mora em Campo Grande/MS e pretendia descarregar o caminhão em São Paulo/SP.

Diante dos fatos, o veículo, a carga e o motorista foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Três Lagoas/MS para os procedimentos legais. No compartimento de carga havia inúmeros volumes de cosméticos, óculos, relógios, peças de vestuário e pneus.
Na mesma data, por volta das 19h00min, no Posto Fiscal de Selvíria/MS, próximo do km 195 da BR-158, foi abordado o veículo VW/26.320 CRM 6×2, cor branca, placas de São Paulo/SP, conduzido por um motorista profissional de 26 anos.

Depois de verificar a documentação fiscal e no decorrer dos procedimentos operacionais, observou-se que a carroceria fechada estava completamente carregada com produtos diversos de procedência estrangeira. O condutor disse que não sabia que a carga tinha origem internacional, não tem comprovante do pagamento dos impostos de importação, mora em Campo Grande/MS e pretendia descarregar o caminhão em São Paulo/SP.
Ante o exposto, após consulta à Polícia Federal, o veículo e a carga foram apreendidos na Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Três Lagoas/MS para posterior entrega na Receita Federal. Dentro do caminhão tinha diversos volumes de cosméticos, óculos, peças de vestuário, balanças e pen drives. Os motoristas das 2 ocorrências foram liberados e responderão os processos pelo crime de descaminho em liberdade.



