Joint venture com a Oman Food Capital vai operar unidades para produção local de carne bovina, aves e cordeiro, criando um polo de exportação
A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, acaba de anunciar a criação de uma nova plataforma multiproteínas em Omã, no Oriente Médio, voltada à produção de carne bovina, aves e cordeiro. Com investimento de US$ 150 milhões, a JBS adquiriu participação de 80% em uma holding de alimentos recém-criada que consolida dois ativos produtivos no país. Na parceria, a Oman Food Capital (OFC) manterá os outros 20%.
A OFC é o braço de investimentos em alimentos e agronegócio da Oman Investment Authority (OIA). A iniciativa reforça a estratégia da JBS de diversificação geográfica e de proteínas, além da proximidade com mercados consumidores estratégicos.
A joint venture contribui para posicionar o país como uma plataforma estratégica para a produção de alimentos halal destinados à exportação para diversos mercados. “Estamos falando de uma região com cerca de 2 bilhões de consumidores em seu entorno, que apresenta crescimento e aumento de renda”, afirmou o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni.
Os recursos serão direcionados principalmente para a conclusão da planta integrada de aves da A’Namaa, localizada na região de Ibri, norte de Omã, a aproximadamente 380 quilômetros a oeste de Mascate, capital do país, e 280 quilômetros ao sul de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os aportes também visam a unidade de processamento de carne bovina e cordeiro da Al Bashayer, em Thumrait, sul do país. “Omã é um país neutro e estratégico. Nosso investimento está no contexto da Visão 2040, em que a segurança alimentar é um dos pilares”, disse Tomazoni.
Com esses investimentos, a operação deverá alcançar capacidade industrial estática estimada de mais de 300 mil toneladas por ano. O processamento diário deve girar em torno de aproximadamente 1.000 bovinos, 5.000 cordeiros e 600 mil aves. A expectativa é que a produção comece em até 6 meses para carne bovina e ovina, e em 12 meses para aves.
O projeto deve criar mais de 3.000 empregos diretos nos próximos cinco anos em Omã ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento econômico local, a qualificação da força de trabalho e o crescimento do setor agroalimentar do país.
Com esse novo projeto, a JBS passará a contar com operações em 26 países, distribuídos por cinco continentes. O movimento representa o primeiro investimento upstream da JBS no Oriente Médio, um marco estratégico na expansão regional da companhia, reforçando seu compromisso de longo prazo na construção de plataformas de produção locais e integradas em mercados-chave. “Sentimos que era importante estar na fase inicial da cadeia de suprimentos na região, que possui um mercado amplo e em crescimento, pois queremos transformar este local em um centro (hub) para acessar outros mercados”, destacou o CEO Global.
JBS no Oriente Médio
A JBS segue na expansão de suas operações industriais, exportações e parcerias estratégicas no Oriente Médio. Recentemente, a Companhia inaugurou e anunciou a expansão de uma planta em Jedá, na Arábia Saudita, como parte de um investimento total de US$ 85 milhões no país, voltado à produção e comercialização de produtos de maior valor agregado sob a marca Seara.
Além disso, a empresa já opera fábricas da Seara em Dammam, também na Arábia Saudita, e em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. Atualmente, a JBS conta com cerca de 1.600 colaboradores em todo o Oriente Médio.
Sobre a JBS
A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 282 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. Saiba mais em jbsglobal.com.
Sobre a OFC
A OFC é uma entidade criada como braço de investimentos nos setores de alimentos e agricultura do Sultanato de Omã. Seu mandato é construir e gerir um portfólio diversificado de negócios de alto impacto que fortaleçam o ecossistema alimentar nacional e gerem valor de longo prazo, em linha com a Visão 2040 de Omã. A empresa atua em parceria com operadores internacionais de referência e stakeholders estratégicos para coinvestir em pesca e agricultura, combinando expertise global, tecnologia e capital para promover crescimento sustentável. Seu portfólio abrange toda a cadeia de valor de alimentos – incluindo lácteos, carnes, aquicultura, ração animal e culturas estratégicas – com operações integradas em todo o Sultanato. Gerenciando mais de 15 empresas e coligadas, mais de 400 produtos e com exportações para 50 países, a plataforma da OFC está posicionada de forma única para codesenvolver projetos transformadores no setor de alimentos, ampliando a segurança alimentar e a resiliência econômica.

