27.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Projeto transforma estudantes em autores na EE Hermelina Barbosa Leal


Escola celebra a produção textual coletiva com lançamento na presença de familiares

A leitura ganhou voz, forma e autoria com a realização do projeto ‘Jornadas da Leitura – Minicontos’, desenvolvido com estudantes do 9º ano, na EE Hermelina Barbosa Leal, em Cassilândia.

A iniciativa uniu produção textual em rodas de leitura, além do uso de ferramentas digitais para estimular o hábito de ler, interpretar e criar, culminando na publicação de um livro de minicontos produzido pelos próprios estudantes.

A ação integra a ‘Jornada da Leitura’ dentro do projeto pedagógico ‘Desafiando os Descritores’ e teve como foco a ampliação da compreensão textual com argumentação e apreciação literária por meio de práticas colaborativas de aprendizagem.

Leitura e diálogo

A metodologia coordenada pelo professor Guiomar Dionísio Batista é baseada em rodas de leitura com participação ativa dos estudantes em debates e trocas de pontos de vistas.

Os textos escolhidos levaram em conta temas relevantes para a faixa etária, favorecendo o engajamento e a reflexão coletiva, estimulando o diálogo e o respeito às diferentes interpretações.

Estudantes autores

Além da leitura, os estudantes foram incentivados a produzir seus próprios minicontos. Para isso, utilizaram a plataforma Canva na criação dos materiais, unindo linguagem literária com recursos digitais.

Na sequência, um livro de minicontos foi produzido, reunindo todo conteúdo elaborado pelos estudantes. A obra foi autografada pelos alunos durante a culminância do projeto e incorporada ao acervo da biblioteca.

Biblioteca como referencial

A atividade aconteceu na biblioteca da escola, reforçando o ambiente como território de aprendizagem viva, dedicado à criação e convivência.

A culminância contou com a presença de familiares, que acompanharam a apresentação dos trabalhos, prestigiando os novos autores.

Resultados observados

De acordo com o registro pedagógico do projeto, houve aumento no interesse dos estudantes pela leitura e maior participação nas discussões com evolução na qualidade das interpretações e das argumentações apresentadas pelas turmas.

Para o diretor da escola, Jonas Romão da Rocha, a iniciativa contribuiu, também, para o respeito à diversidade de opiniões e o fortalecimento da formação de leitores críticos.

“Nossa escola celebra todas as vozes e ver os familiares presentes nesta atividade é a prova de que estamos formando cidadãos e cumprindo nosso papel de abrir caminhos para o conhecimento”, revelou Jonas.

(*) Gilberto Junior, SED

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.