Aumento da vazão defluente foi determinado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em função das chuvas na bacia do Rio Paraná e demanda por energia elétrica
A Companhia Energética de São Paulo (CESP) inicia, nesta quinta-feira (12), a operação aumento da vazão defluente da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), no rio Paraná. A medida segue uma determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em decorrência das chuvas registradas na bacia do Paraná e da necessidade por energia elétrica nos horários de maior consumo (ponta de carga).
O aumento da vazão ocorrerá de forma gradual e controlada, com variação média de 100 m³/s por hora, até retornar os 4.600 m³/s, patamar considerado mínimo normal para a hidrelétrica.
“Trata-se de uma operação determinada pelo ONS, visando retomar a vazão mínima que já era praticada normalmente pela hidrelétrica. A elevação irá colaborar para suprir a demanda nacional por energia”, destaca Fernando Sestari, gerente do Centro de Operações da companhia.
A expectativa é que a vazão mínima de 4.600 m³/s seja mantida até o final deste mês, podendo variar para valores superiores a depender da necessidade do ONS, conforme as condições hidrológicas e do sistema elétrico.
Orientações de segurança
A operação elevará o nível do Rio Paraná abaixo da usina e pode provocar variações temporárias, a depender das necessidades de geração definidas pelo ONS. Por isso, a companhia orienta que banhistas, pescadores e proprietários de embarcações redobrem a atenção às oscilações no nível do rio, evitem áreas de maior correnteza e utilizem os equipamentos de segurança obrigatórios.
Canais de comunicação
Para esclarecimentos de dúvidas, a população pode acionar a empresa por meio do canal Diálogo Aberto, disponibilizado no número (11) 93032-6699, pelo WhatsApp. O canal atende de segunda a sexta, das 8h às 17h.

