Parceria permite que cursos da Escola da Magistratura do TRT-2 sejam contabilizados como horas de estágio, aproximando a formação acadêmica da prática no Judiciário trabalhista
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) firmou, no mês de março, um acordo de cooperação técnica com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Universidade Paulista (Unip) com o objetivo de fortalecer a formação prática de estudantes de Direito.
A assinatura ocorreu na sede da Presidência do tribunal e contou com a presença de representantes das três instituições, incluindo o presidente do TRT-2. A iniciativa prevê a integração entre estágio e capacitação acadêmica, permitindo que alunos da Unip que atuam no tribunal por meio do CIEE participem de cursos oferecidos pela Escola da Magistratura da própria Corte.
Pelo acordo, as horas dedicadas às atividades de capacitação serão reconhecidas pela universidade como parte da carga horária obrigatória de estágio, promovendo maior alinhamento entre teoria e prática na formação jurídica.
Segundo o superintendente executivo do CIEE, Marcelo Gallo, a medida busca aproximar o ambiente acadêmico da realidade do Judiciário. “A iniciativa amplia o acesso dos estudantes a conteúdos relacionados ao funcionamento do sistema de Justiça e à atuação da magistratura trabalhista, contribuindo de forma prática com a formação acadêmica”, afirmou.
Além de beneficiar diretamente os estagiários, o acordo reforça a cooperação entre instituições de ensino, entidades de integração e o sistema de Justiça, ao incentivar mecanismos que valorizam a qualificação profissional ainda durante a graduação.
O termo de cooperação tem vigência inicial até julho de 2027, com possibilidade de prorrogação por até dez anos.
CIEE 62 anos: Imparável
Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, maior ONG de inclusão social e trabalho jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.



