30.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de abril de 2026

Governo quer aumentar etanol na gasolina para 32% ainda neste semestre

Medida busca reduzir dependência de combustíveis importados e conter impactos externos

O governo federal pretende elevar a mistura de etanol na gasolina de 30% para 32% ainda no primeiro semestre de 2026. A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira ao jornal Folha de São Paulo. Ele defende a medida como estratégia para reduzir a dependência externa de combustíveis.

Segundo o ministro, o cenário internacional, marcado por conflitos e instabilidade no mercado de petróleo, reforça a necessidade de o Brasil ampliar o uso de biocombustíveis. “O país sai na frente porque já avançou nesse setor”, afirmou durante evento no Rio de Janeiro.

Atualmente, o Brasil ainda importa cerca de 15% da gasolina consumida e aproximadamente 30% do diesel. Com a alta recente nos preços internacionais, o impacto já começou a chegar ao consumidor. Dados da ANP indicam aumento médio de 8% no preço da gasolina nos postos após a escalada do conflito no Oriente Médio.

Além da ampliação do etanol na gasolina, o governo também pretende incentivar a produção nacional de diesel e reduzir a dependência de importações de gás de cozinha. A estratégia faz parte de um plano mais amplo para fortalecer a autonomia energética do país.

O ministro também criticou a política de preços atrelada ao mercado internacional, principalmente no caso da gasolina. Para ele, a Petrobras deve priorizar o interesse interno, considerando que o país já tem capacidade próxima da autossuficiência nesse combustível.

Fonte: Campo Grande News (por Ângela Kempfer)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.