29.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

50 anos: Corpo de Bombeiros Militar atinge marca histórica com desafios e luta contra a Covid-19 em MS

Além dos atendimentos de praxe Corporação tem tido papel vital no combate ao coronavírus em MS, atendendo milhares de ligações no Disk Coronavírus, realizando atendimentos nos drive-thrus e participando das barreiras sanitárias

Neste 2 de junho, Dia Nacional do Corpo de Bombeiros Militar no Brasil, a corporação completa 50 anos de história em Mato Grosso do Sul. Apesar do marco festivo, as comemorações deram lugar aos desafios do combate à Covid-19. Com efetivo composto por cerca de 1,5 mil homens e mulheres, os militares se dividem entre as diversas ações de combate aos avanços da epidemia e os atendimentos diários no Estado.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Joilson Alves do Amaral, o efetivo tem se empenhado diariamente para manter a qualidade do serviço em um momento de crise sanitária. “Apesar de ser um dia festivo, nós não estamos realizando essas comemorações, mas seguimos trabalhando, dando todo o suporte e apoio nas ações de combate do Governo do Estado”.

Conforme o relatório do Disk-Covid (3311-6262), no período de 24 de março a 29 de junho, os bombeiros atenderam 44.680 mil ligações. “Estamos esclarecendo dúvidas e marcando testes”, explica Joilson. Quanto ao drive-thru, foram registrados 13.587 mil atendimentos nas quatro unidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. “Além de aplicar os testes, temos a oportunidade de avaliar a condição física e emocional das pessoas que passam por lá”, pontua o coronel.

Os bombeiros militares ainda estão presentes nas 17 barreiras sanitárias criada pelo Governo do Estado. “Todos os comandantes estão diretamente ligados com os prefeitos e secretários municipais. Nós ainda contamos com uma estrutura dentro da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que ajuda na gestão. Os bombeiros são hoje, braço operacional da SES, tudo que é executado por nós é cadastrado no sistema e sai nos boletins. Tudo isso, são resultados do empenho direto nas ações do Governo do Estado para atender as demandas da pandemia”, diz Joilson.

50 anos: Corpo de Bombeiros Militar atinge marca histórica com desafios e luta contra a Covid-19 em MS

Investimentos

Mesmo com todos os desafios de saúde pública, econômicos e sociais, imposta pelo Covid-19, a corporação recebeu investimentos que que ultrapassam a casa dos R$ 11 milhões. São equipamentos operacionais, de radiocomunicação, de informática, eletrônicos, mobiliário, utensílios e viaturas. Apenas em viaturas novas, os investimentos alcançam a casa dos 10 milhões de reais. Todos esses materiais e equipamentos já estão distribuídos e em uso nas unidades.

No início deste ano, o Governo do Estado repassou à corporação um sonho de décadas, a Auto Escada Mecânica Magirus – AEM-02, viatura moderna e de multimissão, que está pronta a ser empregada no socorro à vida e ao patrimônio das pessoas. O valor de aquisição foi R$ 6,1 milhões. “Nós ainda recebemos mais dois caminhões que trabalham em conjunto com ela. Então, a gente entende que as ações que estão sendo realizadas, estão sendo satisfatórias”, conclui o comandante do Corpo de Bombeiros Militar.

Rodson Lima, Sejusp

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.